Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Roteiro adaptado

A Copa das Confederações praticamente terminou conforme planejado, com o Brasil campeão, mas na verdade os vice-campeões eram para ter sido os espanhóis. A seleção chamada de Fúria acabou sendo eliminada pelos Estados Unidos, numa derrota histórica e ficou apenas com o terceiro lugar da competição. A medalha de bronze veio após uma vitória de 3 a 2 sobre a África do Sul. Já a final da Edição 2009 da Copa das Confederações começou de um modo inusitado. Os Estados Unidos abriu o placar com 10 minutos de jogo. Aos 27 minutos, ainda do primeiro tempo, os norte-americanos já venciam por 2 a 0. Para quem assistia parecia piada, brincadeira, mas era verdade. Tudo parecia perdido, mas como em um filme, tivemos que adaptar um roteiro e assim concluir o filme. Um final épico esperava e nossa seleção conseguiu o que necessitava, um gol no inicio do segundo tempo. Depois, os Estados Unidos mostraram sua fragilidade e sofreu a virada. Lúcio e Luis Fabiano foram os destaques desta vitória. É o tricampeonato brasileiro neste torneio e, os Estados Unidos, estão de parabéns por ter chegado na primeira final de uma competição da Fifa. Além disso Kaká e Luis Fabiano ainda ganharam os prêmios individuais de melhor jogador do torneio, e de melhor atacante.

Deixem o Brasil ganhar agora !

Bob Bradley, te faço um pedido: deixa o Brasil ganhar amanhã. O país de vocês sempre é campeão e o melhor em quase 100 % dos esportes, vide o desempenho nas Olímpiadas, e compare com o brasileiro, se é que há comparação. E uma das medalhas de ouro que quase sempre seu país conquista é a do futebol feminino. Então, se ganham no futebol das mulheres, deixem os brasileiros vencerem e levantarem esta taça. Outra coisa, vocês conseguiram um feito histórico, derrotar 2 a 0 a Espanha, e quebrar a série invicta dos espanhóis. Querem mais que isso? Não te convenci? Dunga nunca foi campeão, como técnico da Copa das Confederações, e o seu país é uma potência industrial, com uma das moedas mais poderosas do mundo. Possuem mais riqueza e estrutura urbana do que a gente. É pedir muito deixar o Brasil ganhar? Nilmar, André Santos e Pato querem o primeiro título com a amarelinha. Agora acho que te convenci né? Não?! Então se prepare porque em técnica o Brasil vai passear amanhã, na final em Johannesburgo. Depois, das vuvuzelas e de uma vitória suada contra os anfitriões, merecemos a taça.

Oitava Jornada !

Hoje começará mais uma rodada do Campeonato Brasileiro 2009, com grandes clássicos a serem disputados. A atenção ficará no domingo, quando Palmeiras x Santos e Flamengo x Fluminense, serão os principais jogos, dos cinco realizados neste dia 28. A importância do jogo aumenta principalmente depois que Luxemburgo foi demitido ontem do alviverde e com aparentemente um início de crise no Palestra. Já no Rio, o Fluminense tentará vencer novamente e o Flamengo tentará encostar nos líderes, o rubro-negro é o melhor carioca na competição nacional. Hoje o tricolor do Morumbi tenta dar fim a uma possível crise que teria se instalado após a eliminação na Libertadores, na fase de quartas-de-finais. O jogo de hoje será diante do Náutico, em São Paulo. A rodada também tentará mostrar o reencontro do Internacional com as vitórias, no jogo que se realizará amanhã no Beira-Rio. O líder do campeonato entra em campo hoje, contra o Barueri, fora de casa. É a chance do Galo se distanciar na tabela. Teremos mais tarde também o jogo do Botafogo contra o Goiás, no Engenhão. O time alvinegro carioca tenta vencer a segunda no torneio. Além destas partidas, este dia reserva: Cruzeiro x Avaí, no Mineirão, às 18h30; e Atlético-Pr x Corinthians, na Arena da Baixada às 16h10. Amanhã Vitória x Santo André, no Barradão e Sport x Grêmio na Ilha do Retiro, às 18:30. Preparem seu coração!

Alerta Vermelho

O Internacional está na final da Copa do Brasil, falta somente a segunda partida para conhecermos o campeão. Os bando de loucos levaram a melhor no Pacaembú, e venceram por 2 a 0. O time paulista pode agora perder por 1 a 0 que levanta a taça, 2 a 0 a favor dos gaúchos leva o confronto aos pênaltis. Por sua vez um gol do time treinado por Mano Menezes mudará e difultará a cara do jogo quarta que vem. Com o pensamento só na Copa do Brasil, o acesso mais rápido à libertadores, Tite resolveu poupar titulares contra o Flamengo no Maracanã, perdeu por 4 a 0. E antes já havia empatado em 0 a 0 com o Vitória, em casa. Há quatro jogos sem ganhar, o time perdeu a primeira partida da final da Recopa Sul-Americana, por 1 a 0, no Beira-Rio, pela LDU. Então, caro Tite, se quiserem levantar, quarta o troféu de campeão escale força máxima no próximo jogo do Campeonato Brasileiro, por seria frustante, no ano do centenário o time não conseguir um título, que não fosse o de campeão Gaúcho. Se não fizer isso, as críticas serão impetuosas. E fique atento ao meu alerta.

O Gol da Vaga ?

Na última quarta-feira, o Cruzeiro venceu o Grêmio, por 3 a 1, no Mineirão, pela primeira partida semifinal da Copa Libertadores 2009. Muita gente pode pensar que o gol marcado pelo Souza foi o da vaga na final. Com certeza, aquele gol, naquele momento do jogo deu uma sobrevida ao time gaúcho. Adilson Batista, se revelou um ótimo treinador quando chamado para treinar o clube mineiro. Agora, em Porto Alegre, o tricolor terá de vencer por dois ou mais gols de diferença para chegar à final. Qualquer um que for para final será a consolidação do domínio dos clubes brasileiros nas mais recentes finais de Libertadores. Sendo que dois anos seguidos, dois times chegaram a final. Este ano só um pode chegar, e o Cruzeiro está jogando melhor e mais perto da classificação. Por sua vez os gremistas podem pensar, o gol de falta no Mineirão foi o da classificação na final. Se reverter o resultado da partida de ida, Paulo Autuori terá obtido a glória, pois seria sua terceira final do torneio continental e seria uma recuperação incrível.

Não existe mais favoritismo!

Eu reservo o dia de hoje para expor uma conclusão que muita gente pode ter achado falaciosa: não existe mais favoritismo no futebol. Isso tudo, porque a Espanha, com seus 35 jogos invictos, perdeu agora pouco para os Estados Unidos, e assim vai disputar, às 10h de domingo o 3º lugar contra o perdedor de Brasil x África do Sul. A seleção treinada por Vicente del Bosque, viu ontem a prova exata de zebra. Nunca imaginaríamos que uma seleção que, de 3 jogos para fazer na fase classificatória, precisando mais ou menos, de no mínimo 4 pontos, se classificaria com 3 pontos, vencendo somente o último jogo, o terceiro. Os norte-americanos, países do fútbol, também agora pode ser chamado o país do Soccer. Afinal de contas chega à sua primeira final de torneios deste esporte. E quem disse que eles não podem sonhar com o título? Eles usaram da velocidade nas saídas de contra-ataques e mostraram que a Fúria são eles, e assim venceram 2 a 0 o jogo contra os Espanhóis. A terra da dança Flamenca, teve, sobretudo no segundo tempo as melhores chances de gol, mas abusaram de perdê-las. Assim fica um aviso para o Brasil, não substime os sul-africanos, se não teremos a maior zebra de competições realizadas pela Fifa, ouviu Dunga?

Já Ganhou?

Precisamos advertir Brasil e Espanha de um possível já ganhou deles. Os dois países tem seleções realmente, tecnicamente, melhores que África do Sul e Estados Unidos, porém, não vamos subestimá-los. Hoje, a Espanha entra em campo, às 15:30 com status de favorita à conquista da FIFA Confederations Cup 2009. Para tal, terá de passar por cima da vontade e garra do time norte-americano. O time que chega às semifinais com o rótulo de azarão, pode usar os contra-ataques para surpreender a Fúria. Já, amanhã, o Brasil vai enfrentar os anfitriões, os Bafanas Bafanas, como é conhecida a seleção treinada por Joel Santana. O futebol vem a cada ano e jogo que os muito favoritos caem diante de equipes que não almejam grandes conquistas. Um bom exemplo é os Estados Unidos. Eles imaginavam que tinham 1% de chance de se classificar e não desistiram, jogando sem compromisso derrotaram o Egito por 3 a 0, e contou com a ajuda brasileira que fez o mesmo placar para cima da Itália, mandando a Azurra mais cedo para casa. Entretanto, se tudo ocorrer como manda o figurino a final será Brasil e Espanha. No entanto, fiquemos atentos, no futebol tudo pode acontecer. Será mesmo?

A Agenda da Semana !

Esta será mais uma semana cheia para os amantes do esporte mais popular do mundo, aqui esponho para vocês os jogos, canais, horários e datas onde vocês podem acompanhar estes jogos. Você terá as datas dos jogos dos dias 23 ao dia 28 de Junho. Se preparem para viver esta emoção.

23 de Junho:

21h Ipatinga x Fortaleza - Sportv
21h América-RN x Ponte Preta - PFC

24 de Junho:

15:30 Espanha x Estados Unidos - Globo e Sportv
21:50 Cruzeiro x Grêmio - Sportv e Globo (Para RS e MG)

25 de Junho:

15:30 Brasil x África do Sul - Globo e Sportv
19:30 Estudiantes-ARG x Nacional-Uru - Sportv

26 de Junho:

21h Guarani x São Caetano - Sportv
21h Juventude x Vila Nova - PFC

27 de Junho:

16:10 Figueirense x Vasco - Globo e PFC
16:10 Duque de Caxias x Bahia - Globo (Para Bahia) e PFC
16:10 Bragantino x Portuguesa - PFC
16:10 São Paulo x Náutico - PFC
16:10 Barueri x Atlético-MG - PFC
16:10 Atlético-Pr x Corinthians - Globo (Para São Paulo) e PFC
18:30 Botafogo x Goiás - PFC
18:30 Cruzeiro x Avaí - Sportv (Menos MG)
21:00 Atlético-Go x ABC-RN - PFC
21:00 Ceará x Campinense - PFC
21:00 Paraná x Brasiliense - PFC

28 de Junho:

10:00 Espanha x África do Sul - Sportv
15:30 Brasil x Estados Unidos - Sportv/Globo
18:30 Palmeiras x Santos - PFC
18:30 Fluminense x Flamengo - PFC
18:30 Internacional x Coritiba - PFC
18:30 Vitória x Santo André - PFC
18:30 Sport x Grêmio - Sportv (Menos PE)

Vamos achar o Hexa?


Por favor se alguém te perguntar onde está o hexacampeonato do São Paulo este ano, com certeza você vai falar que ficou ano passado depois de confirmado mais um título brasileiro, ou que não sabe. Bem verdade é que o São Paulo anda passando por uma provável crise, a começar por ter feito uma coisa rara: trocar de treinador. Há uma semana Muricy foi demitido, após a eliminação na Libertadores pelo Cruzeiro, em pleno Morumbi, com uma derrota de 2 a 0. Consolidando o histórico do time paulista, e do Muricy, de no torneio continental sempre ser eliminado por clubes brasileiros. Confesso que esperava muito mais do São Paulo este ano. Primeiro, imaginei uma derrota do Corinthians pelo tricolor na semifinal do Campeonato Paulista, mesmo com Ronaldo em campo, no entanto o alvinegro levou a melhor. As esperanças foram depositadas na Libertadores, ai veio a eliminação nas quartas, com duas derrotas pelo time de Adilson Batista. O torcedor tricolor, assim como eu, pensou: vi este filme ano passado. Vamos mal no campeonato Paulista, na Libertadores e conseguimos ser campeões brasileiro. Há duas colocações da zona de rebaixamento, o time, agora do técnico Ricardo Gomes precisa elevar sua moral, autoestima e assim ver se conseguem chegar pelo menos à Libertadores. Para isso precisam esquecer a derrota para o Cruzeiro e para o Corinthians no último domingo, por 3 a 1. E dúvido que este ano eles tenham forças para ser campeões novamente, o Hepta.

Paz na Gávea ?

O Flamengo, após as duas derrotas, para Sport e Coritiba, fora de casa, respectivamente aparentou entrar em uma crise muito forte, mas o time tratou de espantar esta aparência. Cuca voltou a conquistar os jogadores e a direção, após a vitória de 4 a 0, contra o Internacional, no Maracanã. Bem verdade que o time gaúcho não contou com todos os titulares mas, isso não tira o mérito da vitória da equipe carioca. A grande alegria deste jogo, no último domingo, foi presenciar o retorno definitivo do Imperador. Adriano fez 3 gols e chegou a 4, em quatro jogos. O time agora chegou a sexta colocação, com 10 pontos e é o melhor time carioca no Brasileirão. Mais uma vez o Flamengo é que foi o único time do Rio a vencer. Na Série B, o Vasco empatou, em São Januário com o Duque de Caxias, na Sexta e no Sábado, pela Série A Botafogo e Fluminense perderam, respectivamente para: Vitória e Avaí. O próximo jogo do Flamengo é o seu primeiro clássico estadual, contra o Fluminense, domingo, dia 28, ás 18:30.

Emocionante, Heróico, Indescritível, Inacreditável e Superação

Acho que estas cinco palavras traduzem bem o que foi a última rodada do grupo B, da Copa das Confederações. Ninguém, nem o mais otimista torcedor norte-americano acreditaria em uma eventual classificação de sua seleção, ás semifinais. Os Estados Unidos não dependiam de si, se vencessem teriam de torcer para derrota da Itália. Isso não bastava, também teriam de torcer para marcarem mais de 2 gols e conquistar uma vitória por 3 ou 4 gols de diferença, contra o Egito. Pela lógica, a Itália faria jogo duro contra o Brasil, e perderia por 1 a 0, no máximo. Mas, quem disse que futebol tem alguma lógica? Até o 1 a 0 para o Brasil, os italianos estavam avançando às semi porque ao mesmo tempo os egipcíos perdiam 1 a 0 para os EUA. Ai o Brasil faz 3 a 0, no primeiro tempo. Obrigando a Azurra a marcar 2 gols para, no saldo de gols e gols pró avançar. Mas eis que o inesperado acontece, estava 1 a 0 EUA e os norte-americanos, quebram a mística de que time com duas derrotas em uma fase de grupos, com 4 times em cada grupo, está eliminado. Dos quatro paises do Grupo B, eles eram o que menos tinham chances e no entanto jogarão quarta-feira contra a Espanha. A moral deles aumentou significativamente, pelo número de gols pró, eles derrotaram a Itália, no saldo de gols eles estavam iguais, garantiram a última vaga na fase mata-mata. Nunca vi tamanha emoção, a tensão que envolviam as duas partidas, já que um gol em cada uma delas mudaria todo um roteiro, mobilizou muita gente. Quem apostou na bolsa em Egito e Itália, sairá falido que nem o Lehman Brothers. A Espanha e o Brasil são favoritos à chegarem na final, mas fiquem de olho nos Estados Unidos e na África do Sul, vão dar trabalho. Os espanhóis jogam na quarta e a seleção brasileira, na quinta.

A Crise Carioca

Há alguns anos o futebol carioca entrou em decadência e a decadência que parecia ter fim continua e se agrava à medida que o tempo passa. Quando o Flamengo, através da Copa do Brasil, em 2006, garantiu vaga na Libertadores parecia que iria ser campeão, com a melhor campanha da primeira fase, o time teria a vantagem, de se chegasse até a final, mandar os jogos de volta no Maracanã. Entretanto, o Rubro-Negro caiu diante do Defensor-Uru. No ano seguinte, um fato que não acontecia fazia algum tempo, dois cariocas em uma mesma edição do torneio sul-americano, Flamengo e Fluminense se preparam muito para aquela edição. O Flamengo novamente protagonizou um momento pifio, tendo um apagão no Maracanã e perdendo por 3 a 0 para o América-Mex. Já o Flu, chegou à final e perdeu pra LDU nos penaltis. No mesmo ano o Vasco foi rebaixado e os outros três grandes do Rio, no Campeonato Brasileiro amargaram uma vaga na Copa Sul-Americana. Chegamos em 2009 e não vemos futuro agradável para o futebol carioca. Primeiro, o Campeonato Paulista é que tem peso na tv e promete ser assim por mais alguns anos. Segundo, os times paulistas estão mais bem organizados do que os cariocas. Terceiro, desde 2000 um carioca não ganha o principal campeonato do país e este ano nenhum deles aparenta ter condições de quebrar esta escrita. Isso porque em 7 jogos Fluminense, Botafogo e Flamengo estão no meio da tabela, perto da zona da degola. Ontem, o Flu perdeu de 3 a 2 pro Avaí, que empatou no Maracanã com o Flamengo e o Botafogo perdeu 4 a 3, para o Vitória. E para complicar a situação o Flamengo duela hoje, no Maracanã, contra o Internacional.

Os Micos da Bota

Você com certeza não está entendendo o título deste meu texto, certo? Pois vou lhe explicar. Nunca repararam que o mapa da Itália lembra uma bota? Então, e hoje a seleção da bota poderá escrever dois capítulos cujos títulos serão: os micos. O primeiro capítulo foi escrito quinta-feira passada, quando a Itália foi derrotada pelo Egito, por 1 a 0. E pela primeira vez a seleção europeia perdera para um time do continente africano. Para a Azurra passar às semifinais, terá de derrotar o Brasil, por 2 gols de diferença. Convenhamos que tarfea árdua eles terão né? Porque primeiro já não é fácil ganhar dos brasileiros, ainda mais por 2 a 0 e não basta ganhar, tem de jogar bem, coisa que a seleção de Dunga vai impedir de acontecer. Portanto, uma derrota ou um empate leva a seleção de Lippi mais cedo à Europa. Ai estará consolidado o segundo mico. E nada melhor do que ver a Itália eliminada pelo time canarinho, como uma vingança da Copa de 1982 né?

Mudança de Roteiro

Escrevi há um ou dos dias que era bom tomarmos cuidado com o São Paulo de Muricy, pois bem, agora Muricy não é mais técnico do time do Morumbi. Sua demissão confirmou-se na noite passada. Na manhã de hoje, foi oficializada a contratação de Ricardo Gomes, ex-zagueiro da seleção, como novo técnico do tricolor paulista. É o fim de uma excelente relação entre São Paulo, torcida e Muricy. Não vejo mais agora como o São Paulo repetir as campanhas das duas últimas temporadas, a começar pela mudança de comandante. Em praticamente 4 anos em São Paulo, o treinador gaúcho conquistou três campeonatos brasileiros e ficou sem conquistar o torneio que mais queria: a Libertadores. Então, quero que os outros 19 times do Brasileirão aproveitem a chance que estão tendo e que sejam campeões, quebrando a hegemonia do time paulista. Após a eliminação pelo Cruzeiro, quinta passada, a direção resolveu demití-lo porque faz 4 anos que os tricolores são eliminados por clubes brasileiros na competição Sul-Americana. O fracasso de Muricy Ramalho em torneios mata-mata contradiz-se com de pontos corridos. Devido a ele, o São Paulo é o maior ganhador da mais importante competição nacional. Depois de perder o emprego, ele disse que pretende descansar e depois vai pensar se voltará a treinar algum time, e convenhamos, propostas não vão faltar.

Sétima Jornada!

Desta vez será diferente. Não mensionarei apenas os jogos do Campeonato Brasileiro e também falarei dos da Copa das Confederações. Então, vamos lá. A rodada fica praticamente toda marcada para amanhã, devido ao jogo Brasil x Itália. Alguns jogos chamam muita a atenção, dentre eles: Flamengo x Internacional, no Maracanã, domingo, às 18:30 e Corinthians x São Paulo, no Pacaembú, no mesmo dia e horário. No primeiro, Cuca pode ser demitido com uma derrota. Já no outro teremos um contraste, o de um time que está perto do título da Copa do Brasil, e o outro com ressaca pós eliminação na Libertadores. Pois é gente, como será que o São Paulo de Muricy entrará em campo após a derrota pro Cruzeiro, no Morumbi, lotado? Não sabemos, teremos de assistir na televisão. Além destes jogos, chama a atenção o jogo do líder, na Vila Belmiro, diante do Santos. Mesmo fora de casa o Atlético-Mg é favorito. Este jogo também será domingo ás 18:30 Outros jogos chamam a atenção, no sábado, às 16:10 teremos: Santo André x Sport, no Bruno José Daniel; Vitória x Botafogo, no Barradão; Atlético-Pr x Palmeiras, na Arena da Baixada. No mesmo dia, só que às 18:30 vamos assistir: Avaí x Fluminense, na Ressacada; Grêmio x Goiás, no Olímpico e Náutico x Coritiba, nos Aflitos. No domingo, também às 18:30 teremos Cruzeiro x Barueri, no Mineirão. Já pela Copa das Confederações, os jogos da última rodada da fase de grupos serão no mesmo horário. No Sábado, ás 15:30, Espanha x África do Sul, os sul-africanos precisando de um empate para se classificar, e em caso de derrota terá de torcer para a derrota do Iraque, no outro jogo contra a Nova Zelândia. É a chance de Joel se afirmar no comando da seleção anfitriã da próxima copa, e disputá-la. No Domingo, o mundo parará para ver a provável eliminação italiana. Brasil x Itália, jogam também às 15:30 e nossa seleção pode eliminar a Azurra. No outro jogo, o Egito com chances de classificação, jogará contra os Estados Unidos, uma vitória, pode servir, dependendo do resultado de Brasil e Itália. Então, se liguem e acompanhem os jogos que prefirirem.

Eventos Históricos

Todo mundo deve concordar que a vitória do Egito, 1 a 0 sobre a Itália foi um evento histórico. Isso porque pela primeira vez, em toda sua história a Itália sofreu uma derrota para uma seleção africana. Coincidência ou não ela veio em terras deste continente devastado pela miséria, onde a única alegria vem do futebol. O que leva a crer que a Itália será campeã. Óbvio que eles precisam se classificar e para tal precisam vencer a seleção do Dunga. Nas duas vezes que ambas as seleções se enfrentaram com Dunga como técnico ou como jogador, a seleção brasileira levou a melhor, 2 a 0 em um amistoso no início do ano e vitória nos pênaltis na Copa de 1994. E a Itália assim como em 2006 se classifica na bacia das almas e consegue ser campeã. Foi assim que veio o tetra deles. Contudo, é bom afirmar que eles terão de jogar muito mais do que jogaram contra Estados Unidos, jogo vencido por eles por 3 a 1, e contra o Egito, a histórica derrota, ontem, em Johannesburgo. Enquanto nossa seleção está calando as críticas, após a goleada de 3 a 0 sobre os EStados Unidos, as sobre a seleção italiana estão apenas começando. Mais um evento histórico aconteceu, a seleção brasileira, há 17 anos a nossa seleção não ganhava por esta margem de gols dos norte-americanos. Com a vitória a esquadra canarinho precisa de apenas um empate contra a Itália para se classificar e ficar em primeiro lugar do grupo. Resta aos italianos jogarem um futebol semelhante ao mostrado na Alemanha, em 2006, e assim vencer nossa seleção. E concordemos, o destino da azurra será e está sendo traçado pelos vencedores da final de 1994, ou alguém duvida que eliminaremos a seleção de Marcelo Lippi?

O Carma de Muricy

Parece que o São Paulo se especializou numa matéria em sua escola Torneios Sul-Americanos, a de ser eliminado por brasileiros. Desde 2006 foram 6, sendo 4 delas na Libertadores. Novamente o time de Muricy ficou sem chance do torneio mais desejado pelos times sul-americanos após derrotas para times brasileiros. Desta vez seu algoz veio de Minas Gerais, e possuia as cores azul e branco e seu nome? Cruzeiro. Isso mesmo com duas vitórias, uma por 2 a 1, no Mineirão e outra ontem, 2 a 0 no Morumbi, com o time paulista tendo duas expulsões. Ontem, se escreveu mais algumas linhas do roteiro do filme dirigido pelo São Paulo, cujo título é: O Carma de Muricy. O técnico a praticamente 4 anos no comando do tricolor, não conseguiu realizar seu sonho, o de ser campeão da Libertadores. E, para realizá-lo precisa levar o seu time nas quatro primeiras colocações do Brasileirão. Então, sem a garantia de se vai continuar no tricolor, e se o time estará na próxima libertadores, fica difícil pelo menos, agora dele conquistar esta taça. Mas, tomem cuidado com o Muricy e com o São Paulo, porque ano passado o time não chegou na final do Paulistão e foi eliminado pelo Fluminense, também nas quartas-de-finais da Libertadores e foi campeõa brasileiro. O time pode muito bem se recuperar e ser tetra campeão. Já o Cruzeiro, que não está se importando com este fato, jogou um belo futebol e mereceu a vitória e duela com o Grêmio pela vaga brasileira na final. Quem se classificar enfrentará: Estudiantes-Arg ou Nacional-Uru. Os jogos de ida serão semana que vem.

Os Paises do Futebol

Todo mundo sabe que Brasil e Estados Unidos são os paises do futebol né? Isso mesmo, tanto os norte-americanos como nós brasileiros somos apaixonados por futebol, mas no caso dos americanos, a paixão é pelo Futbol, ou se você quiser futebol americano. O superbowl é um evento grandioso, que tem até show, antes, no intervalo e no fim dos jogos. Com o soccer se desenvolvendo desde 1994, em seu país, os Estados Unidos vem melhorando suas campanhas em Copas do Mundo e não sendo mero coadjuvante, como já foi há anos atrás. Pelé até contribuiu para isso. E a superpotência olímpica, acostumada a ser primeiro em várias modalidades, ainda está longe de ser uma das grandes equipes neste esporte. Apesar de nós brasileiros sermos favoritos, o jogo diante do país da crise econômica não será fácil. Sempre obtemos vitórias, porém, por 1 a 0, 2 a 1, raramente os vencemos por diferenças maiores de gols. A seleção e Dunga estão sobre pressão, mas se estamos assim, imaginem a Espanha, que venceu o Iraque por um mísero 1 a 0. Ganhar, vamos sim, mas será difícil conjugar este verbo na primeira pessoa do plural. O jogo será televisionado hoje pela Globo e pelo Sportv, ás 11h. Pelo mesmo grupo Egito x Itália se enfrentam, a Azurra é favorita.

Rivalidade de Junho!

Pela terceira vez Cruzeiro x São Paulo vão entrar em campo, este mês. Nos dois primeiros confrontos, uma vitória de 2 a 1, no Mineirão, do time de Adilson Batista, pela Libertadores e depois vitória de Muricy, por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. E o jogo de hoje a noite vale uma vaga para duelar com o Grêmio o direito de fazer a final da Libertadores. E os dois times têm uma longa rivalidade, que vem desde 2000. Na ocasião o Cruzeiro venceu o tricolor paulista na final. O time de Muricy, tem histórico de eliminações na competição continental para equipes brasileiras, e tenta mudar este fato. Quem passar pela semifinal estará na final diante de Nacional-Uru ou do vencedor deste outro duelo de volta, hoje, entre Estudiantes-Arg e Defensor-Uru, em Montevideu. E esta rivalidade ganha novo capítulo hoje, com a vantagem de se marcar um gol obrigar os paulistas a fazer 3, mas, o tricolor também tem sua vantagem, pois, basta fazer 1 a 0 que passa. Promessa de jogão.

Virou Rotina!

Já vimos este filme antes. De que filme estou falando? É fácil deduzir. Do longa-Metragem: Brasileiros em finais de Libertadores. Corrigindo, um brasileiro está garantido na final. Calma, eu sei que estamos nas Quartas-de-Finais ainda, mas é que com o 0 a 0 de ontem, o Grêmio já garantiu um time brasileiro, pelo quinto ano seguido, na final. Poderiamos ter final brasileira, se o Palmeiras não é eliminado. Tudo isso não é novidade. Depois do título de 1999, o Palmeiras chegou à final do torneio somente uma vez, em 2001. E perdeu para o Boca Juniors. Outra rotina é o fato de mais um brasileiro na final. Relembremos as mais recentes finais entre brasileiros ou com um time de nosso país na final. 2005: São Paulo x Atlético-Pr, Tricolor campeão; 2006: São Paulo x Internacional, Campeão: Internacional; 2007: Grêmio x Boca, Boca Campeão e 2008: Fluminense x LDU, LDU campeão nos pênaltis. Perceberam que 2 das últimas edições foram vencidas por brasileiros e outras 2 por times de outros paises. Este ano torcemos para um brasileiro campeão. Voltando ao Palmeiras, o time se acostumou a ser eliminado nas Quartas, e evitou em 5 anos, 3 vitórias de brasileiros. Culpas de Obina e do resto do elenco do verdão. O ex-rubro-negro perdeu duas chances clarríssimas de gol. Isso mesmo, se em casa eles tivessem vencido, com certeza a história do jogo em Montevideu seria outra. O Grêmio usou o regulamento e chegou às semifinais, empatando dois jogos, com campanha quase igual a de 2007. O Grêmio jogará nas semi contra São Paulo e Cruzeiro. Este último o favorito a ser campeão este ano da competição de nosso continente.

Complicou Tite!

São Paulo está em festa, pelo menos parte dela. Isso porque acabamos de assistir a vitória do Corinthians, por 2 a 0 contra o Internacional, no Pacaembú, pela primeira partida da final da Copa do Brasil. Foi um jogo digno de final, e da grandeza destes times. Mostrando que vários jogadores podem ser decisivos, em especial dois: Felipe e Ronaldo. Felipe, é um caso a parte, o goleiro vem se destacando desde 2007, mesmo com o rebaixamento do time no qual defendia, fazendo sensacionais defesas. Já o Fenômeno, ressurgiu para o futebol no Timão, mesmo em péssima fase ele vem feitos gols em momentos decisivos, foi autor de um dos gols na Vila Belmiro, na final do Paulistão. E alertou a imprensa, que o criticava demasiadamente pelo seu excesso de peso, que mesmo mais gordinho do que deveria, ainda é fora de série. Sua arrancada para o segundo gol foi digna de um velocista de 100m, o toque para a direita mata qualquer zagueiro e assim ele garantiu a vitória no primeiro jogo da final. Jorge Henrique também foi importante pelo êxito, marcando um belo gol iniciando a jogada e concluindo-a. Para o Internacional resta se superar, tirar forças da torcida no Beira-Rio, que poderá ajudar, mas não será suficiente. O time tem que marcar no início do jogo, Tite. E não pode ser covarde e mostrar a apatia no primeiro jogo da final, em São Paulo, se não vai complicar mais do que já complicou.

A Fúria se acalmou

No último domingo, a Espanha, seleção apelidada de Fúria, fez justiça ao apelido e atropelou a Nova Zelândia, por 5 a 0, sendo que 3 gols foram nos primeiros 18 minutos. Pois bem, eu e muitos amigos achamos que esta edição da Copa das Confederações será vencida ou por Brasil, ou por Espanha. Mas, devemos pensar duas vezes agora. O Brasil passou um sufoco nunca imaginado diante do Egito, que em 2 minutos empatou uma partida que parecia decidida. Por sua vez, a Espanha entrou em campo hoje, contra o Iraque e só venceu por 1 a 0. De todas as edições do torneio, esta é a menos equilibrada, pois Iraque, Nova Zelândia, África do Sul, Egito e Estados Unidos não deverão conseguir mais do que uma vaga nas semifinais. E são seleções fraquissimas, comprando-se com a Espanha, por exemplo. Então é inconcebível que um time muito superior que outro tecnicamente sofra para vencer por 1 a 0. A fúria ficou mansa. Fica uma ? no ar sobre qual Espanha está jogando a competição. Os espanhóis deveriam ganhar de pelo menos 3 a 0 dos Iraquianos. Para a terra da tourada mostrar que pode ser campeã, tem de vencer e bem os sul-africanos. E cabe ao Brasil mostrar o futebol nos dois jogos das eliminatórias, que ai seremos tricampeões. No outro jogo do dia a África do Sul venceu por 2 a 0 a Nova Zelândia.

Thank You, South Korea !

Há anos as duas Coreias tem uma richa histórica. Tanto é que na metade do século XIX uma guerra dividiu as duas Coreias, a do Norte sendo a Comunista e a do Sul, a Capitalista. Pois bem, a Coreia do Sul entrou em campo nesta quarta, a seleção estava classificada e restava uma vaga direta para a Copa do Mundo do ano que vem. E o jogo, em Seul, diante do Irã, terminou empatado por 1 a 1. Para a Coreia do Norte conseguir a façanha de regressar à um Mundial, precisaria devido a este empate apenas empatar com a Arabia Saudita, em Riad. E o país comunista conseguiu. O placar sem gols levou a seleção, após 44 anos novamente a uma copa. Pela primeira vez teremos as duas Coreias em uma Copa do Mundo, e esperamos que ambos os paises deixem de lado a política, repetindo o sentimento de paz presente nas Olimpiadas de Atenas, quando as duas delegações entraram como se fossem um único país. Com isso todas as vagas diretas, da Ásia estão garantidas. Então, vão retirando um número do total de seleções que ainda restam se classificar, contando com a África do Sul, são 6 paises garantidos na primeira copa na África, restando 26 vagas.

Não saia de Casa!

Se nesta quarta-feira tem uma coisa que ninguém, mesmo não muito fã de futebol deve fazer, é sair. Deixe as boates e praias, os bares, os teatros e cinemas para o final de semana. Isso por conta de grande decisão da Copa do Brasil, que começa hoje. O pontapé inicial pela disputa do título entre Corinthians x Internacional, será no Pacaembú, São Paulo. Os dois tem campanhas parecidas até agora na competição. Atualmente os dois melhores times do Brasil, que possuem verdadeiros craques que podem em uma bola parada ou jogadas individuais mudar a história do jogo. E os dois tem jogadores que podem ser decisivos. Pelo timão, Ronaldo, Chicão, Felipe e Dentinho são os principais nomes de uma exibição de qualidade ao longo do ano e da temporada. Já pelo Colorado, Lauro, D'Alessandro, Guinazú, Taisson e Nilmar, este último que desfalcará o time na primeira partida, foram o recheio do bolo vermelho gaúcho. Chama a atenção o nível dos ataques das duas equipes. Então pense duas vezes caso não queira ver esta partida. Por que tem os ingredientes de um grande espetáculo, protagonizado por jogadores, dos melhores times do Brasil atualmente. Além destes jogos você poderá torcer pelos brasileiros na Libertadores, após empatar em 1 a 1 em casa, o Palmeiras vai ao Centenário, Montevideu, duelar pela vaga na semifinal contra o Nacional. Já o Grêmio recebe em Porto Alegre o Caracas. Os dois empataram na cidade homônima ao time venezuelano por 1 a 1.

Se programe!

Comece a saber o que você poderá ver em termos futebolísticos de hoje até domingo na televisão, sobretudo nos canais Sportv, PFC e Globo.

16/06 - Terça: Portuguesa x Brasiliense - Sportv - 21h
Ceará x São Caetano - PFC - 21h

17/06 - Quarta: Espanha x Iraque - Sportv - 11h
África do Sul x Nova Zelândia - Sportv - 15h30
Nacional-Uru x Palmeiras - Sportv - 19:20
Corinthians x Internacional - Sportv e Globo (rede)- 21h50
Grêmio x Caracas - Sportv 2 - 21:50

18/06 - Quinta: Brasil x Estados Unidos - Globo e Sportv - 11h
Itália x Egito - Sportv - 15:30
Estudiantes x Defensor - Sportv - 19:30
São Paulo x Cruzeiro - Sportv - 21h50

19/06 - Sexta: Vasco x Duque de Caxias - Sportv (Menos Rio de Janeiro) e PFC (Para Rio de Janeiro) - 21h
Juventude x Bragantino - Sportv (Para Rio de Janeiro e São Paulo) e PFC (Rede) - 21h
Figueirense x Paraná - PFC - 21h

20/06 - Sábado: Espanha x África do Sul - Sportv - 15:30
Iraque x Nova Zelândia - Sportv 2 - 15:30
Campinense x Fortaleza - PFC - 16:10
Ponte Preta x Guarani - PFC - 16:10
Vila Nova x Atlético-GO - PFC - 16:10
Santo André x Sport - Globo (Para Recife) e PFC - 16:10
Vitória x Botafogo - Globo (Rede) e PFC - 16:10
Atlético-Pr x Palmeiras - Globo (Para São Paulo) e PFC - 16:10
Grêmio x Goiás - PFC - 18:30
Náutico x Coritiba - PFC - 18:30
Avaí x Fluminense - Sportv (menos SC) - 18:30
América-Rn x ABC-Rn - PFC - 21h
Bahia x Ipatinga - PFC - 21h

21/06 - Domingo: Brasil x Itália - Sportv - 15:30
Estados Unidos x Egito - Sportv 2 - 15:30
Corinthians x São Paulo - PFC - 18:30
Santos x Atlético-MG - PFC - 18:30
Cruzeiro x Barueri - PFC - 18:30
Flamengo x Internacional - Sportv (menos RJ) - 18:30

Welcome, Mechanic Orange!

Temos de admitir que uma seleção com um futebol vistoso já está com sua vaga assegurada para a Copa do Mundo de 2010. E esta seleção foi a primeira europeia a garantir vaga na maior competição do futebol mundial. Se vocês pensaram na Holanda, acertaram. A seleção Laranja, que em 1974 foi chamada de Laranja Mecânica, frustrou o mundo por ter jogado um futebol agradável de se ver e perder para Alemanha, na final. Após 36 anos, ela tenta novamente encantar o mundo e assim conquistar sua primeira taça. Sua vaga veio após uma vitória por 2 a 1 diante da Islândia, com gols de Van Bommel e De Jong. A Holanda com certeza chegará na África do Sul com status de favorita, ao lado da Espanha, que deverá ter facilidades em conseguir sua vaga. Se jogar este futebol envolvente, poderá repetir a campanha de 1974, mas desta vez com maiores chances de erguer a taça. Os jogos restantes da fase de qualificação servirão agora de teste, na preparação para o inédito título.

Onde esta a celeste?

Há um tempo que vemos uma seleção uruguaia muito apática e fraca, mas que igual ao ultimo domingo não. O futebol uruguaio está decadente e sem craques dos quais se orgulhar. Com excessão de Forlan, artilheiro do Atletico de Madrid. A nossa seleção sobrou, mesmo sem ser brilhante, no Estadio Centenário, em Montevidéu. Aliás, há 33 anos que não venciamos em terras estrangeiras a seleção celeste e quebramos o tabu calando o Centenario. Quem acompanhou o pré-jogo, no programa Tá Na Área, do Sportv, deve ter reparado que parte da torcida fez um cartaz escrito: 1950-2014. Mera piada, né? Do jeito que anda o futebol uruguaio, sua equipe não deverá ter presença garantida nos dois proóimos mundiais. Nossa vitória começou nos dez primeiros minutos com um chute despretensioso que culminou no gol de Daniel Alves e abriu caminho para a goleada de 4 a 0. Antes de me despedir, um aviso aos uruguaios: Haverá revanche em 2014.

Nos vemos ano que vem!

Além da seleção anfitriã, mais duas seleções garantiram suas presenças na próxima copa. E elas veem da Ásia. Japão, Austrália e Coreia do Sul garantiram hoje suas vagas, deixando mais uma vaga em seu continente e 28 vagas para todas as regiões do planeta. O país que sofreu com as bombas, de Hiroshima e Nagasaki, garantiram a vaga neste sábado ao derrotar a seleção do Uzbequistão, por 1 a 0, na capital uzbequistanesa. Já a Austrália, pela primeira vez se garante em duas edições seguidas de Mundial. Ela conseguiu tamanha façanha ao empatar em 0 a 0 contra a seleção do Qatar. É bom lembrar que a Federeação Australiana de Futebol decidiu que mesmo em termos territoriais pertencer à Oceania, iria disputar a partir de 2007 as eliminatórias pela Ásia. Estratégia inteligente, vide que o nível técnico neste continente é fraco, assim como na Oceania, e assim fica fácil uma classificação para a Copa. Alem destas selecoes, a Coreia do Sul tambem disputara o mundial sul-africano. Hoje também tivemos a vitória de 4 a 0 da Inglaterra perante a seleção do Cazaquistão e a Holanda pode ser a terceira classificada através das eliminatórias, em caso de vitória contra a Islândia.

Rumo à Africa - Contagem Regressiva!

Estão faltando 6 jogos, isso mesmo 6 jogos para sabermos se Dunga levará nosso país á Copa do ano que vem, na África do Sul. Será a primeira realizada no continente africano. Neste clima, nossa seleção tenta ficar mais perto da vaga vencendo o Uruguai, no estádio Centenário, em Montevídeu. O Brasil está há 7 jogos ou 33 anos sem ganhar da celeste. Esta será a primeira de uma sequência de no mínimo 5 jogos da seleção este mês. E os dois primeiros serão dificílimos, primeiro porque teremos de quebrar um tabu e segundo pelo duelo contra os líderes das eliminatórias. Enquanto em nosso continente ainda falta um bucado para as vagas serem preenchidas, em outros continentes algumas seleções estão perto da viagem, um exemplo é a Holanda. Uma vitória classifica a Laranja Mecânica para o Mundial. Já na Ásia, um simples empate leva a Austrália para sua quarta copa. A partir de agora muitas seleções caribaram seu passaporte africano, é aguardar e esperar por pragmatismo ou surpresas. Fique Ligado!

A Quinta Jornada!

Começará hoje, quinta, a quinta rodada do Brasileirão. Com uma rodada desmembrada em três dias, em função do jogo da seleção neste sábado, em Montevídeu, contra o Uruguai. O destaque fica por conta do clássico carioca, entre Fluminense e Botafogo, no Maracanã. Outro jogo importante desta rodada é Cruzeiro x Internacional, no Mineirão. Os dois times envolvidos em decisões, respectivamente da Libertadores e Copa do Brasil, precisam da vitória. O Colorado, para manter os 100% precisa vencer a quinta seguida. Já o Cruzeiro, tem de vencer para se aproximar do time de Tite. Outros jogos da rodada serão: Santo André x Santos, no Bruno José Daniel, mais tarde; Corinthians x Coritiba, no Pacaembú, amanhã as 21h; Grêmio x Náutico, no Olímpico, lembrando a rivalidade estabelecida desde 2005, pela Batalha dos Aflitos, hoje a noite. A rodada terá também: Palmeiras x Vitória, no Palestra Itália; Sport x Flamengo, na Ilha do Retiro, segunda partida do Adriano; Goiás x Barueri, jogo sem favorito no Serra Dourada; Atlético-Pr x Atlético-Mg, na Arena da Baixada e Avaí x São Paulo, na Ressacada. Muita coisa pode acontecer, prestigie seu time nos estádios.

Dois Gigantes, no maior Gigante

É isso mesmo, hoje foi sorteado o mando de campo, da final da Copa do Brasil, entre Corinthians e Internacional. Após classificações bem difíceis de serem conseguidas, ambos lutaram e o alvinegro conseguiu-a após dois empates, pelos placares de 1 a 1 e 0 a 0. Já o Colorado fez a lição de casa e venceu 3 a 1 o Coritiba, entretanto, em território paranaense, vitória do Coxa por 1 a 0. Pois é, após vitórias suadas até chegar na final, os dois times duelarão e farão uma das mais espetaculares finais da competição mata-mata de todos os tempos. O jogo de volta foi sorteado para ser no Gigante do Beira-Rio. Agora com os gaúchos e paulistas na final, dia 17 de junho e 01º de Julho, teremos um duelo de arrepiar qualquer torcedor, pois veremos os melhores times do Brasil em campo e uma rivalidade que se arrasta durante 4 anos. Isso mesmo, o Inter, ainda não engoliu o erro de arbitragem que deu à fiel torcida o título Brasileiro de 2005. Para muitos a revanche poderia já ter ocorrido na abertura do Brasileiro 2009, quando, no Pacaembú, o Nilmar fez o gol da vitória dos gaúchos. Então, para a maioria de alvirubros, é a hora da revanche!

Do céu ao inferno

Hoje é o dia de quatro times irem do céu ao inferno. Isso porque conheceremos os finalistas da Copa do Brasil. No Pacaembú, Corinthians, de Ronaldo jogará contra o Vasco, de Carlos Alberto. Os dois jogadores vão voltar aos respectivos times, o primeiro havia ficado de fora por ter sido poupado e o jogador vascaíno estava lesionado. Ambos os times pouparam os reservas nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. E os dois perderam por 3 a 1, o Corinthians para o Santos, na Vila Belmiro e o Vasco, na Vila Capanema, para o Paraná. No caso do Vasco ser eliminado, o time de Dorival Júnior que estava tendo uma temporada sensacional, pode ser crucificado pela torcida e vai do céu ao inferno. No caso do Corinthians, Mano Menezes somente será criticado pela eliminação e escolha de colocar reservas em campo. Já em Curitiba, teremos no Couto Pereira, Coritiba x Internacional. Os times do sul também copiaram os times do sudeste, no caso do Coxa, foi lamentável. O time é o lanterna da maior competição nacional e está mais perto da eliminação que os outros três times, já que terá de vencer por 2 a 0 ou, se levar gol, por 3 ou mais gols de diferença. De todos os que poderá ficar isento de críticas será o Colorado, porque é o líder do Campeonato Brasileiro, então é o único que não irá, em caso de derrota, do céu ao inferno.

Um sonho Realizado!

Já com o problema financeiro resolvido, Kaká confirmou hoje, a sua contratação pelo Real Madrid. O jogador brasileiro e o time espanhol já namoravam há pelo menos dois anos, mas só hoje confirmaram o casamento. Seu pai assinou o contrato, e sua apresentação deverá ser imediatamente após a Copa das Confederações. Nos últimos dias Kaká evitou se pronunciar a respeito desta negociação. O valor da oferta do clube madrilenho, foi de 180 milhões de reais. Das mais recentes transferências europeias, esta foi a mais cara. Dentre todas dos últimos quinze anos, a de Kaká só não superou a de Zidane, para o mesmo Real. Esse é um sonho que finalmente se realizou. Desde 2007 se falava numa possivel aquisição do brasileiro pelo time espanhol. O Chelsea também estava no páreo, mas o acerto foi mesmo com a terra da tourada. Esperamos que com esta contratação o novo jogador galático, possa levar o time Madrilenho às conquistas internacionais e continentais novamente.

Xô Urubucubaca!

Foi o acarajé? Foi a pressão da torcida do Flamengo? Foi uma bruxaria? Não importa o que foi, o importante é que Obina, em seu segundo jogo com a camisa do Palmeiras, marcou seu primeiro gol, desde de novembro. O gol foi marcado no empate de 2 a 2 contra o Barueri, fora de casa. A dupla Keirrisson e Obina tem de tudo para dar certo, ainda mais quando os dois estiverem entrosados. Enquando o atacante baiano foi embora da Gávea e o Imperador chegou, não há dúvida que no Palmeiras, o pai da Sayonara terá mais chance de mostrar seu faro de artilheiro. Só no primeiro jogo como titular ao lado de Keirrisson os dois atacantes marcaram. Lamentável o verdão ter cedido o empate. Ao que tudo indica Obina não marcava pelo Flamengo, ele deu fim à Urubucubaca.

Reencontros de 2001

Quem não se lembra do título carioca conquistado em 2001, o tricampeonato em cima do Vasco. Dois personagens importantíssimos daquela conquista se reencontraram a partir de ontem, na Gávea. Isso mesmo, após oito anos, Dejan Petkovic e Adriano voltarão a atuar juntos com a camisa do Flamengo. A ideia é de reeditar a dupla de sucesso daquela época. A chegada do sérvio quase levou o estopim de uma crise. Isso porque na época que se anunciou a negociação com ele o Flamengo estava sem marcar e havia sido eliminado pelo Inter na Copa do Brasil. Kleber Leite até ameaçou se demitir do cargo. Mas para todos os fanáticos rubro-negros tudo foi esclarecido. Resta saber agora se aos 36 anos, Petkovic ainda tem o que render no elenco carioca. Já o Adriano, já deu para ver seu talento na sua reestreia domingo.

No Ritmo da Final

Internacional e Corinthians entraram em campo, anteontem, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Ambos estavam pensando nos jogos de Quarta-Feira, e por isso pouparam seus titulares. O Internacional jogava em casa contra o Avaí, time que ainda não havia vencido no Campeonato, e o colorado, mesmo com os reservas, venceu por 2 a 1. Já o Corinthians resolveu realmente poupar seus principais atletas diante do Santos, na Vila Belmiro. Era derrota certa e isso se confirmou. O que leva Mano Menezes a priorizar uma vaga na final do que um clássico contra um de seus maiores rivais? É uma difícil escolha e ele optou por priorizar o acesso mais rápido à Libertadores. Na Quarta-Feira é o dia para vermos se vai dar certo as estratégias dos dois treinadores, o Inter diante do Coritiba, no Couto Pereira e o Cotinhians, recebendo o Vasco no Pacaembú. Independemente dos times que vierem a chegar na final, teremos uma das mais equilibradas finais de Copa do Brasil de todos os tempos.