Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Os passaportes carimbados!

Para você que não tem ideia das seleções que já estão confirmadas na Copa do Mundo do ano que vem, ai coloco a lista delas em ordem alfabética:

África do Sul - País Sede
Alemanha
Argentina
Austrália
Brasil
Chile
Coreia do Norte
Coreia do Sul
Costa do Marfim
Dinamarca
Eslováquia
Espanha
Estados Unidos
Gana
Holanda
Honduras
Inglaterra
Itália
Japão
México
Nigéria
Nova Zelândia
Paraguai
Sérvia
Suíça

Last call to South Africa!

Hoje mais quatro seleções se garantirão no mundial da África do Sul, em 2010. Grécia ou Suíça carimbarão seus passaportes pelo Grupo 2, Eslovénia ou Eslováquia pelo Grupo 3, na América do Sul, Uruguai ou Argentina vão estar podendo arrumar as malas e na Concacaf, Honduras ou Costa Rica também podem se garantir. Se esta última for, será mantida a lógica dos classificados da América do Norte e do Caribe, onde sempre Estados Unidos, México e Costa Rica conseguem ir ao Mundial da Fifa. Com isso restarão mais nove vagas, sendo que três do continente africano, e poderemos ter retornos de seleções sumidas de Copas do Mundo, como Argélia, que não vai à uma desde 1986, e Camarões, sem presença desde 2002, nada melhor do que voltar em uma Copa em seu continente. A Nigéria também está sonhando ir ainda, tem de vencer sua última partida e torcer contra a Tunísia, que ficaria de fora após ir à três copas seguidas. Se por um lado na África seleções podem retornar depois de longo sumiço, Bahrein pode ir à sua primeira Copa. A seleção asiática empatou com a Nova Zelândia em 0 a 0, pela partida de ida, em casa, válida pela repescagem. Os neozelandeses conquistaram o título na Oceania, uma pena que tal continente não tem vaga direta para a Copa, e sempre o campeão tem de disputar eliminatórias, tem de disputar a repescagem, pela primeira vez depois de muitos anos, contra o 5º colocado da Ásia, e a vantagem de jogar em casa podem os levar à uma Copa após 28 anos, ou sete copas. Ainda restarão quatro vagas na Europa, saindo da repescagem e uma da repescagem Concacaf-América do Sul. Então vão se preparando para assistir a festa de mais 13 seleções até 15 de novembro, data onde todas as 32 seleções estarão confirmadas para a próxima copa. E no dia 4 de Dezembro, todos os oito grupos estarão definidos, na Cidade do Cabo, capital Sul-Africana.

Tudo que o brasileiro gosta!

Se pudermos ter uma França e uma Argentina fora de uma Copa é muito bom. E ambas as equipes não estão garantidas ainda. A França tem de jogar uma repescagem, ainda sem adversário definido. Os hermanos por sua vez tem de derrotar o Uruguai ou empatar. Se vencer garantem vaga direta para a Copa, só que um empate pode os levar para uma repescagem contra Honduras ou Costa Rica, que definem hoje o repescaado. Não duvido que o Centenário ficará pequeno para uma rivalidade sul-americana maior que Brasil e Argentina. Uruguaios e Argentinos não suportariam ver sua seleção fora e uma copa, muito menos com uma derrota o rival. E muitas semelhanças unem eles, a dificuldade nas eliminatórias, a vitória sofrida na última rodada por 2 a 1, sendo que a vitória sobre o Perú, em Buenos Aires, foi a mais dramática das duas. O Uruguai pode muito bem ir para a Copa, se o Equador for qual o papel deles? Ser eliminado precocemente? Então equatorianos, percam para o Chile em Santiago e deixem eles irem. A Argentina indo vai se fortalecer com a união do grupo, e o Uruguai, pode fazer papelão como em 2002 ou vencer como em 1950, o que não vejo acontecer. Enquanto por aqui torceremos contra ou a favor dos dançantes de Tango, na Europa a torcida contra a França será maciça, afinal ninguém quer ver mais uma derrota na fase mata-mata né? E saber que eles ainda podem ficar de fora da festa é bom demais. Hoje o dia é perfeito para o brasileiro, amante do futebol, teremos um jogão aqui do lado, em Montevídeu, e dramático como qualquer um gosta.