Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Decepção croata

A Croácia chegou à Copa como favorita a ficar com a segunda vaga do grupo A. Fez um bom jogo com o Brasil, e parecia confirmar o que todos esperavam da seleção croata. Tudo isso foi levado em consideração também pelo fato de o México ter tido dificuldades a confirmar presença no torneio através das eliminatórias da Concacaf. O time mexicano estava sem chance da vaga direta na última rodada, e precisava de uma combinação de resultados para vir ao Brasil. Os estados Unidos viraram para cima do Panamá, e ajudaram o México a lutar pela vaga no Mundial pela repescagem. 
Com tudo isso o cenário a favor da Croácia, o Brasil do leste europeu como são conhecidos pelo estilo de futebol, estavam confiantes em passar de fase. Quando pegaram Camarões e golearam por 4 a 0, mesmo com a nítida falta de comprometimento africano em campo, jogaram super bem e pareciam que ganhariam do México e ficariam com a segunda posição do grupo. Mas contra os mexicanos tudo foi desmentido, e vimos deficiências croatas que foram demonstradas nesse jogo contra um time muito mais bem organizado no gramado. Vimos que a prática é bem diferente da teoria. 
O jogo foi todo do México, os mexicanos marcaram muito bem os jogadores e principais nomes da seleção croata. No primeiro tempo bem nos primeiros vinte minutos os mexicanos chegaram a mandar uma bola na trave, e assustaram os europeus. Apesar do domínio nos primeiros 45 minutos a seleção mexicana não conseguiu abrir o marcador, e foi para o intervalo com o 0 a 0. O descanso e pausa de quinze minutos poderia ter mudado o desenho do jogo, mas não foi assim. 
Na segunda etapa o México não deixou que os croatas se criassem e continuou mandando no jogo. Nos primeiros minutos de tapa final chegaram a reclamar de um pênalti não marcado, mas o juiz acertou em não marcar. O jogo parecia que terminaria e seria decidido como foi o primeiro jogo dos comandados de Miguel Herrera contra Camarões. Pletikosa também fez uma grande defesa que impediu o primeiro gol do jogo. Aos 25 minutos Rafa Marquez de cabeça marcou e abriu caminho para a tranquila vitória. Quatro minutos depois Guardado ampliou para dois a zero. A Croácia parecia abatida já, pois o empate era deles. Entregues em campo os europeus viram os jogadores verdes ampliarem com Chicarito Hernández o placar para 3 a 0. Depois a Croácia ainda diminuiu, mas ficou nisso. 
A seleção da Croácia decepcionou nesta Copa, e pela terceira edição seguida abandona o evento na primeira fase. O México por sua vez chega pela sexta vez seguida às oitavas, querendo quebrar a sina de cair nesta fase desde 1994. Com isso dois confrontos das oitavas ficaram definidos: Brasil x Chile, em Belo Horizonte e Holanda x México, em Fortaleza. Já croatas e camaroneses se juntam à Espanha e Austrália como as quatro primeiras seleções a se despedirem do Brasil. Vão con deus, e voltem em breve ao Brasil, amigos! 

Classificados, mas falta brilho em campo

O Brasil ainda não empolgou na Copa que joga em casa. Na segunda-feira passada a seleção não jogou bem, e foi ajudada pela falta de pegada do time de Camarões. A goleada mascarou um time sem padrão de jogo, sem jogadas ensaiadas, e que parece depender muito do brilho do Neymar. Os 4 a 1 foram puxados pelo nosso camisa 10, atualmente atleta do Barcelona. E graças às falhas defensivas brasileiras, Camarões assustou no primeiro tempo, e marcou o primeiro, e único gol do país africano nesta edição do Mundial. 
O primeiro tempo Camarões parecia que iria assustar, os brasileiros deixaram ele gostar do jogo e o início foi totalmente a favor dos africanos. Os brasileiros pareciam nervosos em campo e deixaram os torcedores no Mané Garrincha tensos e apreensivos. será que iríamos ficar sem a primeira colocação, e jogaríamos um mata-mata contra a Holanda novamente, desta vez nas Oitavas, como há quatro anos? Mas Luiz Gustavo após 14 minutos de sufoco roubou uma bola e tocou para Neymar chutar e abrir o placar. No entanto, alguns minutos depois Camarões chegou ao empate, em uma nítida bobeira da defesa brasileira que deixou o camaronês livre. Mas Neymar apareceu de novo e fez 2 a 1. Paulinho e Daniel Alves falhavam muito, e até nosso segundo deixaram espaços para Camarões crescer no jogo contra a gente. E o segundo tento mudou o desenho da partida. 
Os times foram com 2 a 1 Brasil para os vestiários, e a partir daí o Brasil ficou dono do jogo apesar de não jogar tão bem. Em uma jogada pela esquerda Fred fez seu primeiro nesta Copa, do jeito que ele mais sabe fazer gol, dentro da área só escorando para o fundo das redes. Paulinho que não jogava bem foi substituído por Felipão dando lugar para o meia Fernandinho, e ele fez o quarto gol, transformando uma sofrida, tensa, fácil partida em goleada. O time africano era muito fraco, e antes do campeonato veio cheio de problemas dentro e fora de campo, e não estavam tão concentrados no que acontecia no gramado, mas o Brasil foi pragmático e jogou o suficiente para vencer apenas por 4 a 1, quando o jogo poderia ter se apresentado com a maior goleada do Mundial, superando até os 5 a 1 da Holanda contra a Espanha. 
Agora é a vez de enfrentarmos nossos fregueses chilenos em Belo Horizonte no próximo dia 28 de junho, confronto que aconteceu na mesma fase da Copa em 2010, quando vencemos por 3 a 0. Mas que não fiquemos animados, este time do Chile é bom, e nossa vaga deve vir, mas com dificuldades, pois o Brasil ainda está devendo uma boa atuação em casa, mesmo que este terceiro jogo na Copa tenha mostrado o melhor desempenho dos 11 brasileiros no Mundial 2014. Que venha o mata-mata!

Laranja à Fortaleza

A Holanda foi a primeira seleção deste mundial a garantir os cem por cento de aproveitamento na fase de grupos, ou seja, três jogos com três vitórias. A de segunda passa foi contra o Chile, grande surpresa deste grupo B depois de derrotarem os atuais campeões. Com isso garantiram a primeira colocação, e escaparam do caminho brasileiro, e passarão por Fortaleza no próximo domingo, 29 de junho. Já o Chile com o revés de dois a zero deve pegar a nossa seleção nas oitavas, em Belo Horizonte.
Após a estreia cheia de lances bonitos dia 13 de junho, os holandeses haviam decepcionado contra a Austrália na segunda rodada e voltou a melhorar neste jogo contra os sul-americanos. No primeiro tempo o Chile pressionou mais, jogou melhor, mas em lances individuais com Robben a Holanda chegou a ameaçar o gol de Bravo. O craque careca holandês mais uma vez mostrou ser um dos melhores jogadores deste mundial, e deu muito trabalho para a defesa chilena. 
Se no primeiro tempo não houve grandes lances, e o Chile foi melhor, os torcedores que viram este duelo em São Paulo na Arena Corinthians, viram uma segunda etapa muito diferente. A Holanda mudou a cara do jogo, e Fer e Depay fizeram os dois tentos da Laranja. Ambos os lances que acabaram com bolas nas redes foram nos quinze minutos do segundo tempo. O primeiro gol holandês saiu quando os holandeses exploraram a deficiência sul-americana nas bolas aéreas devido ¡a baixa estatura dos defensores chilenos. A cabeçada de Ver após uma cobrança de falta deixou os europeus na frente do placar. Um pouco antes eles tentaram marcar em um chute forte da entrada da área obrigando o goleiro Cláudio Bravo fazer uma das grandes defesas do jogo. Em um contra-ataque puxado por Robben depois do passe do De Jong eles nos acréscimos ampliaram para dois a zero. 
Com esta terceira vitória, eles chegam à dez gols feitos e o melhor ataque desta Copa do Mundo. Agora para os holandeses é descansar no Rio de Janeiro para o próximo jogo contra Brasil, Croácia ou México. E para o Chile o repouso é em Belo Horizonte, onde até vão jogar pelas Oitavas, e rezando para pegar ou a Croácia, ou o México, já que sabem da freguesia para o Brasil. A pressão agora é deles. 

Despedida digna

Após duas grandes derrotas, a Espanha terminou sua estadia no Brasil jogando em Curitiba, na tarde da última segunda-feira, e ganhando de 3 a 0 dos australianos. Dessa maneira diminuiu o vexame das rodadas anteriores, e se despediu com ao menos um triunfo. O jogo também ficou marcado pelo choro do atacante David Villa, já que ele não jogará mais pela seleção espanhola.
A Austrália que fez sua melhor partida contra a Holanda em Porto Alegre, com certeza se abateu, pois no jogo com os holandeses eles mantiveram um pouco de chance de seguir no nosso país. Tim Cahill, principal jogador dos Cangurus fez um dos gols mais bonitos desta edição da Copa. Ele recebeu um belo lançamento, e de primeira mandou no ângulo, naquele momento empatando o jogo. A Holanda havia saído na frente com o habilidoso Robben. O jogo começou bem acelerado com dois gols nos primeiros 25 minutos. O empate da Austrália saiu logo do minuto seguinte a abertura do placar pelos holandeses.
No segundo tempo a Austrália virou surpreendentemente o placar com um gol de pênalti. A Holanda resolveu acordar e virou rapidamente para 3 a 2. O resultado não era o que todos esperavam dos Laranjas depois do que haviam mostrado na estreia da competição contra a atual campeã Espanha. Acreditavam que eles goleariam novamente, já que os Cangurus eram inferiores tecnicamente. Com o resultado, a Austrália se despediu do Mundial levando 3 gols em todos os 3 jogos, fazendo um no primeiro, dois no segundo e nenhum no terceiro. A passagem deles por aqui apesar dos revés foi bastante positiva. A torcida era muito animada. Já  Espanha sai com mágoa dos brasileiros, devido à uns mal educados que vaiaram Diego Costa por ter optado por jogar pela Espanha, e por ter vaiado o hino espanhol no Maracanã.
Os espanhóis devem repensar agora como montarão o time nesses próximos quatro anos com grande renovação no elenco e voltar a dar bons resultados aos torcedores. Para 2018 eles devem voltar mais fortes e com novos craques, mas que fiquemos com a história que a Espanha deixou no futebol com esta geração entre 2008 e 2014, a melhor na história das seleções até hoje. Van con el dîos, españoles. 

Memória das Copas - Parte 4

Seguindo a linha de notícias curiosas sobre todas as 20 edições do maior evento de futebol do mundo, hoje apresento mais novidades para vocês. Vejam as curiosidades de hoje:

- Alemanha e Argélia voltam a se enfrentar 32 anos depois depois da histórica vitória africana na Copa de 1982 por 2 a 1. Além deste duelo, eles tem mais um confronto na década de 60, e a Argélia venceu por 2 a 0. Por isso os alemães nunca ganharam deles.

- O Uruguai foi eliminado no jogo 50 no Maracanã, ano e estádio onde protagonizaram o Maracanazo na primeira copa sediada pelo Brasil. Se o Brasil for para a final, e for campeão, vai ter vencido o jogo 64, número que marca o tempo entre a Copa de 1950 e a de 2014.

- Brasil e Colômbia pela primeira vez se enfrentarão em uma Copa do Mundo, logo em uma fase mata-mata.

- Os colombianos  e os costarriquenhos pela primeira vez chegaram às quartas-de-finais.

- Argélia e Nigéria fizeram história. Pela primeira vez duas seleções africanas chegaram às oitavas-de-finais.

- Coma a estreia da Bósnia e Herzegovina em mundiais, agora são 78 países que já disputaram uma edição do evento pelo menos.

- A Alemanha é a única seleção que nunca perdeu uma disputa de pênaltis na história das Copas. Foram quatro disputas com quatro vitórias. (Fonte: Guia da Copa da Placar)

- Schumacher, goleiro alemão, foi o que mais defendeu pênaltis em Copas. 4 defesas entre 1982 e 1986. (Fonte: Guia da Copa da Placar)

- Até hoje o jogo com mais gols em um único jogo na história do campeonato foi em 1954, entre Áustria 7 x 5 Suíça. (Fonte: Guia da Copa da Placar)

- O jogo que mais aconteceu na história das Copas foi Brasil e Suécia. Foram 7 confrontos. ((Fonte: Guia da Copa da Placar)