Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Está fácil?

No Grupo B do Mundial 2010, os argentinos cairam em um grupo mais fácil que os dos últimos mundiais, quando em 2002 e 2006 caíram em grupos da morte. Há oito anos, o grupo reunia Inglaterra, Nigéria e Suécia, onde foram eliminados na primeira fase do mundial, e na última Copa, o grupo tinha Costa do Marfim, Sérvia e Montenegro e Holanda, passando da primeira fase em primeiro lugar do grupo, sendo eliminada nas quartas-de-finais nos pênaltis pela Alemanha. Este ano, após uma campanha de sofrimento nas eliminatórias os hermanos tentarão repetir o Brasil de 1994, quando passou sufoco nas mesmas e foi campeã da Copa após 24 anos. Maradona, o técnico da Argentina prometeu ficar pelado se sua seleção for a campeã e outra coincidência com a seleção de Parreira há 16 anos, os argentinos este ano também estão 24 anos sem um título mundial. O perigo mora aí. Os nigerianos não são os mesmos de alguns anos atrás. O futebol envolvente e alegre que já deu a eles o único título olímpico para um país africano morreu. A Nigéria não esteve presente na última Copa e em 2002 não passou da primeira fase, mas é sempre bom respeitar a história desta seleção africana. Os sul-coreanos sem tradição alguma em Copa do Mundo, conta a boa impressão que deixou na Copa do Mundo de 2002, quando foi um dos paises-sede, chegando até as semifinais e perdendo a disputa do terceiro lugar para a Turquia. É a melhor seleção asiática e só chegou na quarta colocação em função da ajuda da torcida e sobretudo da arbitragem. Os gregos não tem tradição em Copas do Mundo, muito menos no futebol e vai em busca de proporcionar na África do Sul um zebra igual a de 2004, em Portugal, na Eurocopa daquele ano. O futebol retranqueiro é a marca deles e os jogadores podem se motivar pela crise econômica em seus país para buscarem a segunda colocação do Grupo B. Desta vez os argentinos devem passar em primeiro lugar do grupo com mais facilidade do que nas últimas duas Copas. 

Caminho de Espinhos!

Hoje começo a analisar as seleções e todos os grupos do mundial que começa na próxima sexta, a começar pela análise dos grupos A, B e C. O Grupo A tem África do Sul, México, Uruguai e França. Os Bafana-Bafana como são conhecidos os jogadores sul-africanos tem uma missão praticamente impossível, se classificar no grupo da morte não será nada fácil e ao que imagino viável muito menos. Parreira, o técnico da seleção anfitriã acredita que o apoio da torcida ajudará, mas para isso haja vuvuzela para pressionar as seleções adversárias. Os mexicanos desde a Copa de 1994 sempre se classificaram para as Oitavas-de-Finais, entretanto nas quatro Copas do Mundo anteriores os grupos não eram difíceis como o deste ano. Todavia, acredito que os mexicanos conseguirão chegar às Oitavas-de-Finais pelo momento ruim que passam França e Uruguai. Os sul-americanos desde 1950, aqui no Brasil é um mero figurante em Copas do Mundo, isso quando conseguem chegar a disputá-las. Nas últimas cinco Copas do Mundo, os Uruguaios só disputaram as Copas de 1990 e 2002, sendo que nesta última não passou da primeira fase, em um grupo com França, Senegal e Dinamarca. Eles só chegaram ao mundial através da repescagem contra a Costa Rica, e suou para vencer a seleção caribenha em Montevídeu. Os franceses têm de agradecer a presença na Copa ao árbitro que validou o gol irregular cuja assitência foi de Henry. Mesmo chegando a Copa desacreditada, a França vai ser sempre perigosa, mas esta seleção não preocupa nenhum adversário e até seus torcedores não acreditam que conseguirão ao bicampeonato. A verdade é que as seleções que se classificarem neste grupo da morte vai ser favorita a chegar muito longe no Mundial 2010.

Atenção na África!

Neste final de semana o Campeonato Brasileiro teve sua sétima rodada, a última antes do início da Copa do Mundo. Nas primeiras sete partidas Corinthians e Ceará já conseguiram largar muito bem, somando dezessete pontos em vinte e um possíveis. Mas agora, os vinte times da Série A e da Série B vão descansar e usufruir da Copa do Mundo, que começa nesta sexta-feira. Muitos times deram dez dias de folga aos seus atletas, que com certeza aproveitarão para ver os melhores jogadores do planeta em gramados sul-africanos. E verdade seja dita, quem no Brasil não gosta de Copa do Mundo, concorda? As atenções estarão mudando, ao invés de se preocupar com  a posição na tabela do Brasileirão 2010, os jogadores, técnicos e torcedores estarão de olhos e ouvidos no lado selvagem do mundo, o continente africano. Ao invés de gritos como os: "Vamos para cima deles Mengo", da torcida rubro-negra, os sons a serem escutados até o dia 11 de Julho são os das perturbantes vuvuzelas. Não é somente no Brasil que a população vai parar durante um mês para ver os 64 jogos do Mundial 2010, e sim o planeta, sobretudo a África do Sul e os demais países africanos, que fasem parte do continente que pela primeira vez em sua rica história recebe a festa maior do futebol. Desde hoje, até 11 de Julho, contratações de Palmeiras, Cruzeiro, Inter, ficaram para escanteio e todo mundo vai querer saber, quem vai ser o artilheiro da décima nona Copa do Mundo, quem vai ser o craque e quem através de um bom papel no mundial pode vir a se tornar o melhor jogador do mundo na temporada. Para saber as respostas destas perguntas, atenção na África!