Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Chilenos jogaram pro gasto!

Chile, seleção candidata a promessa do Mundial, fez estrear a Arena Pantanal em Cuiabá na Copa do Mundo. Em jogo com rojões atirados no campo próximo ao fim dos 90 minutos, objetos que nunca puderam entrar em jogos de Copas, o Chile poderia ter ganho por mais de 3 a 1.
Mais uma falha de organização foi detectada nesse jogo que fechou o grupo B do Mundial. A segurança permitiu que torcedores, não podemos dizer se brasileiros e chilenos, entraram com rojões, será que não aprenderam com o que aconteceu com o jovem boliviano Kevin Espada em Oruro, na Libertadores 2013? Se acontecesse algo negativo, a repercussão seria dobrada em relação ao que ocorreu na Bolívia em fevereiro do ano passado. 
Voltando à bola rolando, o Chile parecia que atropelaria os australianos, mas tirou o pé porque deve ter sentido o forte calor na cidade mato-grossense. Com 20 minutos do primeiro tempo estava dois a zero  Chile, gols de Sánchez e Valdivia. Em seguida a Austrália começou a gostar do confronto, e esbarrando em suas próprias limitações técnicas pouco ameaçou  a meta de Cláudio Bravo. Até que Cahill, de cabeça, diminuiu ainda no primeiro tempo. 
No início da segunda etapa a Austrália passou a dominar o jogo, e o Chile pouco ameaçou. No entanto, mais para o fim do jogo eles voltaram a obter controle sobre os Cangurus e fez o terceiro da vitória com Jean Beausejour. Com a vitória dos chilenos e a derrota para os holandeses, o jogo de quarta que vem entre eles promete ser uma final antecipada, se não do mundial, pelo menos da primeira fase do campeonato. 

Surpresa alaranjada

Espanha e Holanda, dois finalistas da última Copa há quatro anos, e duas das possíveis candidatas ao título, estrearam se enfrentando no Mundial do Brasil Que destino cruel foi reservado para as duas melhores seleções da última Copa. Além de ficarem no mesmo grupo, graças à um esdrúxulo sorteio da Fifa em 6 de dezembro de 2013, apontou a chance de revanche holandesa logo na primeira rodada do torneio. 
A Espanha era apontada por todos como favorita para o jogo, e a Holanda candidata a fracassar logo na primeira fase, perdendo a vaga para o Chile. Mas tudo foi ao contrário. Em mais um jogo que teve falhas de arbitragem, menos graves que nos jogos anteriores diga-se de passagem, a Holanda atropelou com dois tratores nomeados de Van Persie e Robben, fazendo 5 a 1 nos atuais campeões mundiais. A Holanda fez uma renovação, já que só sete jogadores que foram para a África vieram para o Brasil. E a Espanha manteve a base campeã e a prática provou que a tese de manter um time jogando há tempos pode atrapalhar um time.
Com um pênalti mal marcado no primeiro tempo no brasileiro naturalizado espanhol, Diego Costa, fez Xabi Alosno abrir o placar para a seleção de Del Bosque. A Fúria depois sofreu o até então gol mais bonito da Copa. Van Persie voou para igualar o marcador. A igualdade ficou mantida apenas até os dez minutos do segundo tempo, quando Robben resolveu fazer um gol que perdeu há quatro anos. Virada holandesa. Depois o que se viu foi um passeio Holandês. O terceiro saiu em uma jogada com falta em Casillas, depois Van Persie e Robben fecharam o placar. se choveu gols holandeses na segunda etapa, também choveu forte na segunda metade do jogo em Salvador. Os baianos viram a história sendo escrita. Nunca o atual campeão do mundo estreou com goleada sofrida, e isso pode custar caro ao time de Iniesta e companhia. Tudo indica que é o fim de ciclo, já é bom começarem a pensar em 2018, e assim renovar a seleção para não passar mais vexames no futuro. 

Falhas do apito quase prejudicam o México

Hoje entraram em campo na Arena das Dunas, México e Camarões, fechando a primeira rodada do grupo A, o mesmo do Brasil. 
O primeiro grande teste das nossas arenas foi feito no estádio de Natal, já que mexicanos e camaroneses jogaram sob forte chuva em Natal. A drenagem do campo funcionou super bem, melhor teste impossível para o gramado. O time do Caribe que chegou com dificuldades, apenas na respecagem garantiram a vaga no Mundial, aqui no nosso país, mostrou que o time 2014 é bem diferente do que quase ficou de fora da Copa em outubro do ano passado. Com uma mudança de técnico e priorizando os jogadores que atuam nos clubes mexicanos, o México evoluiu e estreou com vitória no Rio Grande do Norte. 
Peralta foi o autor do gol da vitória, mas bem que podemos dizer que foi o terceiro. O país da Tequila e dos sombreros foi prejudicado pelas falhas do bandeirinha e do juiz colombiano, Roldan. Dois gols mal anulados com impedimentos inexistentes. Durante todo o jogo o Camarões praticamente não ameaçou a provável vitória do México, mas no final teve duas boas chances, mas que não deu em nada. Com a bola dentro aos 16 do segundo tempo, o juíz deve ter ficado mais aliviado, pois cairia sob as costas dele uma possível derrota ou empate mexicano. 
Pelo que foi visto em campo, tudo indica que Camarões não deve oferecer dificuldades para o time de Felipão, mas não podemos dizer o mesmo em relação ao México. O time que é sempre uma pedra no sapato brasileiro, deve criar dificuldades pra gente em Fortaleza, capital cearense. E a vaga pela segunda posição do grupo deverá ficar mesmo entre Croatas e Mexicanos. 

Vitória com ajuda japonesa

Começou ontem a Copa do Mundo da Fifa 2014. A primeira das 64 partidas desse ano foi entra Brasileiros e croatas, que estrearam na Copa de 2006, naquela ocasião o Brasil sofreu, e só venceu com um golaço do Kaká. Os outros rivais de ambos há oito anos eram: Austrália e Japão. Dessa vez eles deram o pontapé inicial em São Paulo, no estádio Arena Corinthians, no bairro de Itaquera e abrindo o maior evento de futebol do mundo. 
Ao contrário da partida de Berlim, esta partida da Copa do Brasil foi um pouco mias tranquila. O Brasil não jogou bem, mas também não atuou mal. Os 3 a 1 para mim foi injusto, apesar de achar que merecíamos a vitória. Oscar foi quem mais se destacou no time em que Neymar fez dois gols mas não apareceu muito como se esperava. A Croácia tem um bom time, e quando estava 0 a 0 criou a melhor chance de gol até então, quando Olic cabeceou para fora. 
Por volta dos 13 minutos do primeiro tempo em um cruzamento que dois zagueiros brasileiros falharam saiu o primeiro gol da Copa, quando Marcelo foi cortar e fez contra. Neste momento o time foi testado, e reagiu super bem, e Neymar em chute despretensioso que bateu até na trave antes entrar conseguiu igualar o placar. No segundo tempo Fred simulou um pênalti e conseguiu cavar uma penalidade meaxima inexistente. Acredita-se que o árbitro japonês quis compensar falhas no jogo Holanda e Brasil na África do Sul contra o nossa seleção para ficar bem com o povo. Neymar bateu com paradinha e virou. Depois Oscar fez uma bonita jogada e fez o terceiro. Ele foi o melhor em campo. 
De saldo positivo do jogo fica a brilhante atuação do meia do Chelsea, que fez seu melhor jogo com a amarelinha, e a vitória do Brasil, que espantou o fantasma da estreia. De negativo fica as falhas de iluminação no estádio paulista da Copa, na entrada dos torcedores como relataram alguns jornalistas que foram cobrir a abertura do evento, e as falhas do Júlio Cesar espalmando para frente, espaços deixados por nossos zagueiros, que quase atrapalharam nosso triunfo em alguns poucos momentos. 
Agora é treinar e corrigir erros de marcação para o jogo de terça contra o México, em Fortaleza.