Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Vida dura contra os alemães!

Depois do grupo D, com três campeões mundiais, o grupo G que tem como integrantes: Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos, é o mais forte, e talvez junto com o do grupo do Brasil, um dos únicos em que todos os quatro têm chances de avançar para a fase final. Claro que os favoritos a ficar com uma das vagas, e a primeira colocação da chave, são os alemães. 
Mesmo sem o Marco Reus, cortado semana passada da seleção alemã, não deve fazer falta a eles. A atual geração começou a ser formada em 2006, quando Philip Lahm, e Bastian Schweinsteiger disputaram sua primeira Copa. Agora mais experientes eles são ao lado do goleiro Manuel Neuer, Ozil, Mertsacker, possíveis destaques da equipe, e que podem novamente fazer um bom papel aqui no Brasil. A Alemanha é a seleção que ao longo dos Mundiais mais chegou em finais. Sete ao todo, com três títulos e quatro vice-campeonatos, e a que mais conseguiu chegar nas semifinais. O que aconteceu nas duas últimas edições, quando foram eliminados para a Itália em 2006, quando foram os donos da casa, e em 2010, quando perderam por 1 a 0 para os campeões daquele ano, a Espanha. A primeira posição desse grupo deve ficar com eles, a menos que o forte calor do Nordeste interfira e desgaste seus atletas, e isso leve eles ao segundo lugar da chave. Na primeira fase os alemães jogarão em: Salvador, Fortaleza e Recife. 
Com Cristiano Ronaldo, atual melhor jogador do mundo, se recuperando de uma lesão no joelho, Portugal pode até sonhar com ele, mas se ele não estiver cem por cento fisicamente, a vida dadores, como os lusitanos deve ser sofrida na fase de grupos. Além dele há poucos grandes jogadores, como Nani, Raul Meirelles, Fábio Coentrão. Apesar de jogarem em times badalados não snao jogadores decisivos para seus clubes. A briga deles com ganeses e norte-americanos por uma das vagas deve ser dura. Os baianos serão privilegiados e logo na próxima segunda-feira verá duelo Alemanha x Portugal, regado à muito Acarajee e Vatapá. 
Gana foi a melhor seleção africana no último mundial, quase fazendo história e sendo a primeira seleção do continente a chegar nas semifinais de uma Copa. Com a mesma base de 2010 mantida, eles apostam em Boateng, Gyan, como os destaques deles na Copa no Brasil. A estreia contra os Estados Unidos, que deve ter sentimento de revanche para os norte-americanos, já que na África do Sul os ganeses os eliminaram nas oitavas-de-finais, pode ajudar a definir a segunda classificada  do grupo. 
O alemão Jurgen Klismann é o técnico dos Estados Unidos, e causou uma polémica recentemente ao barrar o principal atleta do time, e mais experiente dos 23 convocados para a competição, Landon Donovan. Talvez a imprensa local, e críticos culpem Jurgen por uma possível, e precoce eliminação na etapa inicial da Copa, já que desde 2002 o time quase sempre tem avançado para as oitavas pelo menos. Ao lado de Gana e Portugal irão travar grandes e disputados confrontos em busca de uma vaga no mata-mata para quem sabe repetir sua melhor campanha em Copas, quando chegaram às quartas na Copa da Coreia e do Japão. O futebol vem evoluido e aumentado de público, conseguindo ter mais torcedores na MLS (Major League Soccer), em relação ao Campeonato Brasileiro, e atraindo mais fãs em seu vasto território. 
A disputa será grande estes quatro grandes times, e uma pena, só dois vão seguir. Apostem suas fichas, quem deve ser os dois classificados para a próxima fase?  A partir do 16/06 comecaremos a ter essa resposta respondida.