Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

A velha ingenuidade nipônica!

Costa do Marfim e Japão entraram em campo ontem à noite fechando o dia de quatro jogos do mundial. E assim finalizaram a primeira rodada grupo C. O jogo se desenhava a favor dos japoneses, mas a ingenuidade os levou à derrota de virada por 2 a 1. 
A seleção marfinense deixou o principal jogador do time no banco de reservas e somente explorando a força física é que levava vantagem sobre os japoneses. O Japão envolvia os africanos com um excelente toque de bola, e tudo indicava que que ganhariam com tranquilidade da seleção africana. Honda abriu o placar com um chute forte logo na primeira metade do primeiro tempo. 
Nos primeiros 45 minutos se viu o jogo mais morno até agora da Copa, com poucas chances de gol, mas quem mais ameaçava era a seleção japonesa. Quando as duas seleções voltaram do intervalo alguma coisa pouco mudou. Em um jogo que teve poucas chances de gol, a Costa do Marfim parecia que estava morta até que o técnico francês resolveu mudar o time. Colocou Drogba por volta dos 15 minutos da segunda etapa, e isso fez com que os jogadores japoneses nervosos. Tanto é que logo três minutos passada a alteração marfinense um cruzamento na área levou os africanos ao empate. Novamente se fez presente a ingenuidade nipônica. Dois minutos depois em uma jogada parecida Gervinho virou, em um lance que acredito ter acontecido uma falha do goleiro Kawashima.  Se o empate já havia influenciado no jeito de jogar do time asiático, a virada causou um rebuliço mental e tático na cabeça dos frágeis japoneses, e a reação não veio. 
Com a derrota, o jogo da quarta que vem entre Grécia e Japão vira uma decisão, seguindo o exemplo do jogo entre Uruguai e Inglaterra pelo grupo D. Traduzindo, nem chegou 13 de julho, e em um dia da primeira fase teremos duas finais. Vale a pena conferir. 

As duas derrotas inglesas!

Inglaterra e Itália fizeram um dos jogos mais aguardados da primeira fase da Copa. Os dois países reclamaram de jogar, no caso inglês antes mesmo do sorteio quando o treinador criticou, e disse que não gostaria de jogar em Manaus. Até a bola rolar os britânicos fizeram comentários preconceituosos em relação aos habitantes do Amazonas. Por isso que a torcida brasileira presente ali era toda a favor da Itália. 
Os principais inimigos das duas seleções europeias eram o clima de muito calor e umidade que faz em Manaus. 32 graus era o que media o termômetro na hora da partida. A bela Arena da Amazônia, uma das mais criticadas por não ter grandes times do nosso futebol noAmazonas, recebeu um bom jogo. A Itália abriu o placar no primeiro tempo em uma jogada de bola parada, em que Marchisio, após corta-luz de Pirlo, chutou no canto direito do goleiro Joe Hart. Três minutos depois enquanto a Azurra ainda comemorava o gol, a seleção de Rooney e companhia foi para o ataque e igualou o marcador, aparentemente os 22 jogadores não sentiram os efeitos da alta temperatura no primeiro tempo. 
No segundo tempo o cenário mudou. Logo nos seis primeiros minutos da segunda etapa Balotelli de cabeça colocou a Itália na frente do placar. A Inglaterra a partir deste gol começou a ser valente. Mesmo sem forças para reagir foi pra cima, tentou de tudo, mas aos 30 minutos não aguentou mais, os atletas pareciam estar sem perna, o cansaço caiu em cima dos jogadores, e buscando energias de onde não havia mais, tentaram de tudo. Sem sucesso. O calor afetou os fundamentos básicos dos jogadores, os chutes não ofereceram perigo para o goleiro italiano. Já próximo do fim da partida, Pirlo de falta quase fez o terceiro da Azurra. Mesmo tentando reagir não deu para Rooney e companhia. O resultado foi a derrota inglesa, e agora o jogo entre eles e o Uruguai, quinta-feira, em São Paulo, ganha clima de final. Jogão à vista!

Zebra vermelha, azul e branca!

Uruguai estreou ontem na Copa do Mundo de 2014 querendo repetir o Maracanazo de 64 anos atrás. Mas no que se viu nessa estreia foi um time preguiçoso que acabou perdendo por 3 a 1 para a Costa Rica. O resultado é considerado a maior zebra do mundial até agora. 
Para alguns os uruguaios podem menosprezado o time costarriquenho, e achado que conseguiriam vencer a qualquer momento. O time do técnico Oscar Tabarez não teve um dos principais, e não o melhor do time atualmente, Luis Suárez. Em um grupo considerado da morte, já que a Costa Rica era tida como a seleção mais fraca se comparada à Inglaterra e Itália, essa derrota pode influenciar mesmo 
No meio do primeiro tempo o Uruguai abriu o placar com Cavani de pienalti. A tendência era que o gol fizesse o desempenho do time crescer, mas o que se viu mesmo foi uma equipe lenta, nervosa, displicente, enquanto seus adversários jogavam como se fosse uma final. Durante dos 90 minutos foi um controle total da Costa Rica, que no segundo tempo conseguiu fazer por onde virar. Primeiro fez um gol nos primeiros minutos em um cruzamento, a zaga uruguaia deu mole, e ficou 1 a 1 o placar o resultado. Por volta de 5 minutos depois vem a virada, numa jogada em que o costarriquenho poderia ter se dado muito mal. Ele meteu a cabeça enquanto o jogador celeste vinha com o pé levantado, muita coragem. E no final do jogo a Costa Rica ainda fez o terceiro em um erro de saída de bola. 
Mesmo que seja eliminada a seleção da America Central causou, fez história no Brasil, provocou o Castelazzo, em Fortaleza, e poderá comemorar pelo menos um triunfo em mundiais, o que não acontecia desde a vitória sobre a China em 2002. A chance de eliminar um bicampeão mundial, deve ligar um sinal de alerta para italianos e ingleses para que eles não sejam surpreendidos também. A franca atiradora que já fez história com o resultado de ontem, quer mais, e agora visa eliminar mais um campeão de Copas do Mundo, e vencer seu segundo compromisso e avançar às oitavas pela segunda vez. Na primeira vez que jogou o torneio conseguiu ficar em segundo no grupo do Brasil e foi eliminada pela extinta Tchecoslováquia. Vamos ficar ligados nesse grupo, os próximos quatro jogos prometem!

Vitória Histórica!

A Colômbia abriu o terceiro dia de jogos enfrentando a retranca e fraca equipe grega. Os colombianos nunca venceram por mais de gols de diferença em um mundial. Este é o quarto do país sul-americano na história. Nem a ausência de Falcão Garcia prejudicou o bom desempenho e resultado do time. 
A Grécia conhecida por sempre jogar na defensiva e explorar uma jogada apenas para decidir os jogos, viu o efeito contrário contra a boa e ofensiva time de José Pekermann, o técnico argentino da Colômbia. Nos primeiros dez minutos os gregos estavam perdendo por 1 a 0, gol do ex-palmeirense Pablo Armero. Aí a Grécia se viu em um dilema, abandonar a táctica defensiva, buscar contra-ataque ou tentar atacar e empatar o jogo? Eles continuaram jogando como sempre jogam e o resultado já sabemos. 
A Colômbia no segundo tempo voltou confiante e resolveu decidir logo o jogo. Por volta dos 16 minutos saiu o segundo gol, de Teófilo Gutierrez. Apesar do time comandado pelo português Fernando Santos ainda conseguiu uma bola no travessão, mas foi pouco, é uma das seleções mais fracas. E quando o jogo já parecia definido a favor da Colômbia, James Rodriguez fez o terceiro e decretou o placar final de 3 a 0. Esse foi o maior triunfo deles na história dos mundiais. Com essa bela estreia a classificação ficou facilitada, e se vencer a Costa do Marfim no próximo jogo pode comemorar a vaga nas Oitavas.