Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Emocionante, Heróico, Indescritível, Inacreditável e Superação

Acho que estas cinco palavras traduzem bem o que foi a última rodada do grupo B, da Copa das Confederações. Ninguém, nem o mais otimista torcedor norte-americano acreditaria em uma eventual classificação de sua seleção, ás semifinais. Os Estados Unidos não dependiam de si, se vencessem teriam de torcer para derrota da Itália. Isso não bastava, também teriam de torcer para marcarem mais de 2 gols e conquistar uma vitória por 3 ou 4 gols de diferença, contra o Egito. Pela lógica, a Itália faria jogo duro contra o Brasil, e perderia por 1 a 0, no máximo. Mas, quem disse que futebol tem alguma lógica? Até o 1 a 0 para o Brasil, os italianos estavam avançando às semi porque ao mesmo tempo os egipcíos perdiam 1 a 0 para os EUA. Ai o Brasil faz 3 a 0, no primeiro tempo. Obrigando a Azurra a marcar 2 gols para, no saldo de gols e gols pró avançar. Mas eis que o inesperado acontece, estava 1 a 0 EUA e os norte-americanos, quebram a mística de que time com duas derrotas em uma fase de grupos, com 4 times em cada grupo, está eliminado. Dos quatro paises do Grupo B, eles eram o que menos tinham chances e no entanto jogarão quarta-feira contra a Espanha. A moral deles aumentou significativamente, pelo número de gols pró, eles derrotaram a Itália, no saldo de gols eles estavam iguais, garantiram a última vaga na fase mata-mata. Nunca vi tamanha emoção, a tensão que envolviam as duas partidas, já que um gol em cada uma delas mudaria todo um roteiro, mobilizou muita gente. Quem apostou na bolsa em Egito e Itália, sairá falido que nem o Lehman Brothers. A Espanha e o Brasil são favoritos à chegarem na final, mas fiquem de olho nos Estados Unidos e na África do Sul, vão dar trabalho. Os espanhóis jogam na quarta e a seleção brasileira, na quinta.

A Crise Carioca

Há alguns anos o futebol carioca entrou em decadência e a decadência que parecia ter fim continua e se agrava à medida que o tempo passa. Quando o Flamengo, através da Copa do Brasil, em 2006, garantiu vaga na Libertadores parecia que iria ser campeão, com a melhor campanha da primeira fase, o time teria a vantagem, de se chegasse até a final, mandar os jogos de volta no Maracanã. Entretanto, o Rubro-Negro caiu diante do Defensor-Uru. No ano seguinte, um fato que não acontecia fazia algum tempo, dois cariocas em uma mesma edição do torneio sul-americano, Flamengo e Fluminense se preparam muito para aquela edição. O Flamengo novamente protagonizou um momento pifio, tendo um apagão no Maracanã e perdendo por 3 a 0 para o América-Mex. Já o Flu, chegou à final e perdeu pra LDU nos penaltis. No mesmo ano o Vasco foi rebaixado e os outros três grandes do Rio, no Campeonato Brasileiro amargaram uma vaga na Copa Sul-Americana. Chegamos em 2009 e não vemos futuro agradável para o futebol carioca. Primeiro, o Campeonato Paulista é que tem peso na tv e promete ser assim por mais alguns anos. Segundo, os times paulistas estão mais bem organizados do que os cariocas. Terceiro, desde 2000 um carioca não ganha o principal campeonato do país e este ano nenhum deles aparenta ter condições de quebrar esta escrita. Isso porque em 7 jogos Fluminense, Botafogo e Flamengo estão no meio da tabela, perto da zona da degola. Ontem, o Flu perdeu de 3 a 2 pro Avaí, que empatou no Maracanã com o Flamengo e o Botafogo perdeu 4 a 3, para o Vitória. E para complicar a situação o Flamengo duela hoje, no Maracanã, contra o Internacional.

Os Micos da Bota

Você com certeza não está entendendo o título deste meu texto, certo? Pois vou lhe explicar. Nunca repararam que o mapa da Itália lembra uma bota? Então, e hoje a seleção da bota poderá escrever dois capítulos cujos títulos serão: os micos. O primeiro capítulo foi escrito quinta-feira passada, quando a Itália foi derrotada pelo Egito, por 1 a 0. E pela primeira vez a seleção europeia perdera para um time do continente africano. Para a Azurra passar às semifinais, terá de derrotar o Brasil, por 2 gols de diferença. Convenhamos que tarfea árdua eles terão né? Porque primeiro já não é fácil ganhar dos brasileiros, ainda mais por 2 a 0 e não basta ganhar, tem de jogar bem, coisa que a seleção de Dunga vai impedir de acontecer. Portanto, uma derrota ou um empate leva a seleção de Lippi mais cedo à Europa. Ai estará consolidado o segundo mico. E nada melhor do que ver a Itália eliminada pelo time canarinho, como uma vingança da Copa de 1982 né?