Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Adeus, Dzeko!

A Bósnia já tinha o que comemorar nesta Copa. Foi a primeira grande competição deles incluindo Mundiais, Eurocopa. A vaga inédita já deve honrar os habitantes de um país que sofreu muito com guerras há duas décadas. Era evidente seu desejo de repetir o que a Croácia, país vizinho, e ex-membro da Iugoslávia conseguiu em seu primeiro Mundial, em 1998, na França. Por isso esta derrota para a Nigéria não deve ser tão lamentada. Colocou a Bósnia e Herzegovina no cenário do futebol, e deu alegrias à um povo que sofreu muito durante anos. 
O time bósnio mostrou ser forte nas eliminatórias, e a inexperiência em grandes campeonatos prejudicou seus jogadores, e assim, eles perderam os dois jogos, na estreia para a Argentina, e ontem para os nigerianos. Dzeko e Ibisevic ainda tentaram ajudar sua seleção, mas pouco fizeram. A Ngéria foi melhor os noventa minutos, e quem diria, após 16 anos podem voltar a garantir uma vaga nas oitavas, com 4 pontos. A Nigéria á a seleção africana com os melhores resultados nesta Copa, e vai se maneira confortável para a última rodada contra a Argentina, em Porto Alegre. 
O goleiro da Bósnia foi quem mais trabalhou no primeiro e no segundo tempo. O país do leste europeu tentou ameaçar e marcar, e em alguns raros momentos obrigou o goleiro Eneyama a trabalhar, sobretudo nos primeiros 45 minutos. Odermwingie abriu o placar aos 29 minutos em um lance que gerou muita reclamação dos adversários. A Nigéria foi quem teve mais chances de virar, sobretudo no segundo tempo. Se o jogo não foi brilhante tecnicamente, foi dramático, alguns momentos a Nigéria podia ampliar, e a Bósnia empatar. Mas o jogo acabou 1 a 0 mesmo para os africanos. Agora com 4 pontos, eles se empatarem estão classificados. Os bósnios voltam mais cedo para Sarajevo. E o Irã também está próximo da eliminação. 
Se a classificação nigeriana se confirmar, possivelmente veremos um França e Nigéria nas oitavas. Excelente jogo. Já para você Dzeko, trabalhe como já tem feito, e com esta experiência podemos voltar a vê-los em grandes competições futebolísticas, e melhorar seu desempenho. Você foi bem-vindo ao Brasil, volte em breve e vá com deus, Edin Dzeko.

Até tu, Alemanha?

Uruguai, Itália, Argentina, e logo em seguida a Alemanha. Os germânicos foram o quarto time a sofrer uma zebra nesta edição do mundial. Calma aí, os 2 a 2 não foram contra os africanos que melhor jogaram nas Copas de 2006 e 2010? Não empatou com a seleção da África que chegou às quartas? podem questionar alguns. Sim, isso realmente aconteceu, mas a Alemanha não repetiu a atuação da estreia. Podem alegar o forte calor, mas até Gana deve ter sofrido com a alta temperatura cearense. A zebra rolou porque se esperava uma nova, e tranquila vitória germânica. Mas não esqueçam que em 2010 eles se enfrentaram na fase de grupos, e Gana perdeu por 1 a 0 apenas. 
Neste jogo um caso merece muito o destaque. Miroslav Klose igualou nosso Ronaldo como maior artilheiro nas história das Copas com 15 gols. Isso aconteceu no primeiro toque na bola dele. Mas depois chego neste ponto. No primeiro tempo o jogo foi sem graça, não houve chances de gol em abundância para ambos os times. 
O segundo tempo começou e eis que o jogo ficou mais agitado. A Alemanha abriu o placar na bola aérea, e logo depois Gana deu o troco na mesma moeda com Andre Ayew. A Alemanha não ameaçava Gana, e os africanos eram melhores, tiveram as melhores chances. Em uma saída de bola errada dos ganeses, eis que o mesmo Ayew vira para Gana. Tudo encaminhado para mais uma zebra nesta Copa listrada. Mas  Joachin Löw resolveu colocar em campo Schweinsteiger e Klose. Em um escanteio para os alemães, e no primeiro toque de bola de Klose surgiu o empate germânico, 2 a 2. A Alemanha foi a primeira potência que não jogou bem, mas graças às estrelas de alguns atletas ou competência de seus jogadores conseguiram marcar os gols que precisavam. 
Os alemães agora torcem para os Estados Unidos garantirem logo sua vaga nas oitavas. Para isso acontecer eles tem que vencer Portugal em Manaus. Assim a vida deles ficaria mais tranquila na última partida da primeira fase em Recife. Para Gana a classificação dessa vez ficou difícil, mas pelo menos demonstraram ser os melhores africanos nessa Copa. Os ganeses podem ir embora de cabeça erguida, já a Alemanha precisa aproveitar os ares baianos, e levá-los para as quatro linhas, e voltar a jogar o que todos esperam. 

Mi nombre es Messi, Lionel Messi!

Quem não falou que o grupo da Argentina era o mais fácil desta edição? Todos apostavam em uma goleada argentina sobre os iranianos, e o que se viu em campo na verdade foi uma seleção iraniana que sabia bem de todas suas limitações, e que tinham na cabeça o objetivo no Mineirão, empatar ou perder de pouco. Quase conseguiram o primeiro, o jogo seguiu 0 a 0 até os 45 minutos do segundo tempo. Mas parafraseando Milton Leite quem tem craque nunca está a pé, a Messi fez um golaço no finalzinho, e conseguiram vaga antecipada para o mata-mata. 
A Argentina mais uma vez deixou a desejar, o que não diminuiu a empolgação dos seus fanáticos torcedores em Belo Horizonte. poucas chances de gol no primeiro tempo não para os hermanos, como também para o Irã. Os argentinos tocavam bem a bola, mas não tinham poder de penetração e pouco ameaçavam o goleiro iraniano. Assim os  times foram para o intervalo sem gols. 
Começou o segundo tempo de maneira parecida com a da primeira etapa de jogo. Argentina tentando arrumar espaços na defesa adversária, mas sem sucesso. Ai que o jogo mudou um pouco em relação aos 45 minutos anteriores. O Irã, do treinador português Carlos Queiroz, começava a explorar os contra-ataques, teve um pênalti não marcado a seu favor, o que rendeu muitas reclamações dos iranianos, e obrigava o goleiro Romero a grandes defesas. As melhores chances eram dos asiáticos, parecia até que a Argentina perderia para eles. No entanto, chegava o fim do jogo e o 0 a 0 era certo. Os argentinos não iam ter o que comemorar, seria presenciada a primeira zebra em Belo Horizonte. Mas em um dia que estava apagado, e onde não havia espaços para conseguir mostrar seu futebol, Messi achou uma brecha na defesa iraniana, e assim marcou um golaço na sua jogada característica. Pouco depois o árbitro sérvio apitou o final do confronto, os asiáticos lamentavam deixar o empate escapar em um dos últimos lances. 
Messi fez a diferença mais uma vez. Na estreia contra a Bósnia ele também desequilibrou, e resolveu um jogo complicado. Pelo que vem jogando os hermanos não estão ameaçando, parece que eles esperam que Messi resolva sozinho. Chama a atenção as fracas atuações de Higuain, Aguero e Di Maria, bons jogadores. Aí que mora o perigo, quem tem craque, mesmo não jogando bem não está morto em momento algum, e no mata-mata isso pode ser fatal. Será que eles estão se poupando para as oitavas, quartas etc? Se for isso, dios mio, devemos temê-los muito. Vamos ver se os argentinos melhoram daqui pra frente, mas convenhamos, deixem eles jogando assim, está bom demais. 

Triunfo sul-americano!

No segundo duelo entre sul-americanos e um país da América Central quem levou a melhor desta vez foi a América do Sul. O Equador derrotou Honduras de virada por 2 a 1. No outro duelo entre as duas Américas a Costa Rica havia levado a melhor sobre o Uruguai. E este jogo foi o primeiro que teve gols em Curitiba. 
Mesmo que não passe de fase, ou que seja eliminado nas oitavas um jogador equatoriano pode sair do Brasil comemorando. Enner Valencia foi o único atleta da sua seleção a fazer os gols neste Mundial. O time do Equador é melhor que o hondurenho. O time de Honduras usa muito a força física para desestabilizar seu oponente. O Brasil já viu como eles entram duro em um amistoso disputado ano passado. O Equador dominava o jogo e tinha as melhores chances, mas o futebol pode ser fatal se você se distrair. Em um raro ataque de Honduras no primeiro tempo em um lançamento nas costas da defesa a seleção hondurenha abriu o placar, marcando o primeiro gol da Arena da Baixada nesta Copa. 
Não demorou muito para o Equador intensificar seu jogo, e assim conseguiu igualar rapidamente o placar. Quem assistia o jogo, via como os hondurenhos se defendiam e pouco ameaçavam os equatorianos. Começou o segundo tempo, e o Equador não demorou muito para virar. Em um cruzamento na área Valencia cabeceou e fez seu terceiro gol no Mundial. A partir daí Honduras começou a tentar pressionar, mas nitidamente faltou jogadores diferenciados para buscar o empate. Com esta segunda derrota eles estão eliminados. No primeiro jogo levaram 3 a 0 da França. 
Com este resultado positivo o Equador segue vivo na Copa, e precisa ganhar dos franceses no Maracanã, e torcer contra os suíços. Se eles passarem será a segunda vez em três mundiais que eles avançam para as oitavas. A última rodada dessa chave será jogada na quarta-feira.