Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Salvador de todos os gols!

Novamente a Arena Fonte Nova foi palco de um festival de gols. Foram sete na tarde de hoje no jogo entre Suíça e França. Somando com os dos outros dois jogos já realizados lá, já são 17. E poderiam ser 19, em breve vocês verão porque. 
A França goleou os suíços por 5 a 2 em Salvador. Os les bleus vieram desacreditados para esta Copa. A imprensa local não consideravam a hipótese deles avançarem além das quartas-de-finais. A seleção francesa não derrotava a suíça há dez anos. Todos apostavam em um jogo super equilibrado. Mas o que se viu foi um passeio à francesa em solo baiano. Nem da ausência de Ribéry eles sentiram falta. Logo no início de jogo eles já controlavam a partida, e criavam boas chances de gols. Aos 19 minutos já conseguiram dois a zero a seu favor. Pouco depois, após um erro dos suíços, eles conseguiram um contra-ataque e tiveram um pênalti. Benzema bateu e o goleiro Benaglio defendeu. Em posição irregular no rebote um colega de time perdeu mandando na trave. 
Depois a Suíça teve um ataque, perdeu a bola, e em três toques apenas os franceses fizeram 3 a 0 no primeiro tempo. No segundo tempo, o apetite francês continuava grande, e eles queriam fazer história em território brasileiro. Eles marcaram mais dois gols abrindo 5 a 0. Até aquele momento era a maior goleada da Copa, superando os 5 a 1 da Holanda sobre a Espanha. Quem viu o jogo, e lembra as mais recentes participações da Suíça em Mundiais, e deve se perguntar, como uma seleção tradicionalmente defensiva, retranqueira, consegue ser goleada dessa forma? Um aviso aos desenformados, eles não são mais adeptos deste estilo de jogo. Uma prova disso são os dois gols que eles fizeram para diminuir a derrota. Um foi em uma cobrança de falta, no primeiro gol dessa forma na Copa 2014, e outro em um lançamento e um chute de primeira do atacante suíço. 
A França com este resultado parece estar com o primeiro lugar, e jogará com o Equador precisando empatar para confirmar a liderança. Já a Suíça, vai à Manaus tentar a classificação em segundo lugar. Acho que jea podemos respeitar mais os Les Bleus, e encará-los como candidatos ao bi mundial. 

Drama italiano!

Vencer a Inglaterra era tranquilo? Talvez não, mas eles venceram. Costa Rica é uma baba? Não podemos mais afirmar. Quando Jerome Valcke sorteou na Bahia os grupos deste Mundial, em dezembro do ano passado, acreditávamos que quem fizesse mais gols nos costarriquenhos conseguiria a vaga para as oitavas. Mas a prática esse ano se mostrou diferente, e dois campeões do mundo ficarão pelo caminho, já que a seleção da América Central ganhou dois jogos e já tem a sua vaga assegurada.
A Itália pode ter sentido muito calor, é uma explicação para a derrota. Os adversários estariam mais acostumados com a alta temperatura é um argumento. A Costa Rica estava mais concentrada, e estudou o jeito de jogar italiano? Também é possível. E foi isso que vimos no Recife. A Arena Pernambuco viu os jogadores costarriquenhos dominarem do início ao fim do jogo. A Itália só ameaçou duas vezes o jogo inteiro, e ambas as chances no primeiro tempo, com o craque Balotelli. Pirlo nada conseguiu fazer para ajudar a Azurra. 
Campbell foi quem mais se destacou ao longo dos 90 minutos. O árbitro tentou atrapalhar a vida dos amigos da América Central, mas poucos minutos depois conseguiu abrir o marcador com mais um gol com ajuda da tecnologia. Após cabeçada de Ruiz a bola bateu no travessão entrou, e o juiz validou com atraso, mas o seu assistente já havia corrido para o centro de campo. A Costa Rica teve chances no segundo tempo para ampliar. A Itália estava apática, não criava, e com isso ficou em situação difícil para reverter o placar adverso. 
Com esta revés os italianos farão uma verdadeira final contra o Uruguai, enquanto os vitoriosos estão comemorando a classificação para a próxima fase pela segunda vez na história. Resta para os costarriquenhos empatar com a Inglaterra para ficar na primeira colocação do tão badalado grupo da morte. Natal, esta é a cidade que verá duas seleções defendendo seis títulos mundiais, e a sobrevivência na Copa do Brasil. Sem querer estragar a alegria italiana, tudo aponta para uma classificação uruguaia, pois esta Copa pelo clima nos esteadios tem clima de Copa América. Não quero me precipitar, mas ciao Italia. 

Memórias das Copas - Parte 3

Continuando as curiosidades das Copas, aí vão mais algumas informações sobre os torneios que já aconteceram, e sobre o que está sendo disputado no Brasil:

- A edição do Brasil é a 20ª da história da Copa do Mundo.

- A Itália é a única seleção que pode igualar o Brasil e chegar ao quinto título.

-  Pela segunda Copa seguida Gana e Alemanha ficam no mesmo grupo.

- Desde a primeira Copa com 32 seleções, esta é a primeira vez que 6 seleções sul-americanas disputam o torneio. O Brasil já estava classificado como país-sede. Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai garantiram a vaga dentro de campo.

- Nos dois últimos títulos do Brasil, em 1994 e 2002, o Brasil cruzou nas semifinais contra um rival europeu que também havia enfrentado na fase de grupos. Suécia e Turquia, respectivamente, tiveram o prazer de perder duas vezes para a nossa seleção.

- Honduras e Suíça estão de novo frente a frente no Brasil. Em 2010 os dois estavam no mesmo grupo, e empataram em 0 a 0. Mais coincidência, há quatro anos eles também jogaram entre si no último jogo da fase de grupos. Algo parecido aconteceu com Espanha e Chile. Em 2010 eles fecharam a fase de grupos e este ano se enfrentaram na segunda partida dos dois.

- Croácia e México voltam a se enfrentar como na Copa de 2002. Brasileiros e Croatas também já se enfrentaram em uma fase de grupos. Também na primeira partida dos dois países nas estreias deles na Copa de 2006, na Alemanha.

- Buffon é o jogador desta copa que mais jogou campeonatos. Em 1998 era reserva, mas desde 2002 é o titular italiano.

- Em 1970 começaram a dar nome às bolas do campeonato. Sempre a Adidas, empresa alemã, ficou responsável por criar a redonda chutada pelos maiores craques do planeta.

- Alemanha e Brasil chegarão nessa Copa a 100 jogos na história dos mundiais. A Alemanha conseguiu a façanha na estreia contra Portugal. Brasil demora um pouco mais, mas chega a marca nesta segunda, quando jogar contra Camarões.