Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Qual o preço da vaga?

Uma vaga nas oitavas-de-final de uma Copa do Mundo vale uma mordida? Não, é claro que não, mas para o atacante uruguaio Luis Suárez parece que sim. No jogo contra a Itália pela última rodada da fase de grupos terça-feira passada, no segundo tempo, o atacante do Liverpool da Inglaterra mordeu o zagueiro da Azurra Giorgio Chiellini. Vale lembrar que no jogo entre italianos e uruguaios quem perdesse estava eliminado, e o vencedor passaria de fase. O empate servia para os europeus. 
O jogo foi nervoso os 90 minutos. O primeiro tempo mostrou que os dois times estavam empenhados em garantir a vaga, mas claro que as iniciativas foram tomadas pela Celeste. Buffon teve muito trabalho para parar as investidas dos uruguaios. Na bola parada a Itália ameaçou também. Pirlo, com seu refinado toque de bola, fez o goleiro Muslera ficar assustado e apreensivo. Como a igualdade no marcador servia para a Azurra, eles não fizeram questão de atacar muito, e tentavam cozinhar o jogo, e tentar nos contra-ataques fazer o gol da vaga. Isso é sempre o perigo, jogar pelo empate sempre pode ser fatal, e fomos comprovar que seria muito fatal mesmo. 
Antes de continuar a falar sobre esse jogo, vale lembrar que os dois chegara nesta situação em Natal por conta das inesperadas derrotas de ambos para a surpreendente Costa Rica no grupo da morte. O segundo tempo veio e o Uruguai tentava marcar gol com seu principal nome, Suárez. Ele que havia sido decisivo contra a Inglaterra, parecia mais apagado na Arena das Dunas contra a Azurra. Havia um Buffon também no meio do caminho, e ele conseguiu para o atacante celeste. Apesar de o Uruguai mostrar mais força e poder ofensivo, o jogo era tenso, qualquer erro para qualquer lado seria fatal, por isso o jogo teve pouquíssimas chances de gol. A vaga já parecia estar com a seleção europeia, aos 32 minutos do segundo tempo eles quase confirmaram a vaga furando a zaga e defesa sul-americana, mas no cruzamento a bola ficou tranquila para Muslera. 
Nunca ache que o jogo está ganho, que a vaga está garantida, e a raça uruguaia mantém sempre uma esperança acesa, por mais remota que ela seja, e isso foi comprovado três minutos depois do último ataque italiano. Em uma cobrança de escanteio o zagueiro do Atlético de Madrid, Diego Godin, subiu mais que os zagueiros europeus e fez o gol do jogo. Pirlo ainda tentou numa falta recolocar a Itália no Mundial, e evitar a humilhante segunda eliminação seguida na primeira fase de uma Copa. Depois do gol veio o lance inusitado do jogador uruguaio Suárez, e ele mordeu o zagueiro italiano. o juiz do jogo não viu, e três dias depois ele foi punido sem poder atuar por 9 partidas oficiais, 4 meses sem poder entrar em estádios e poder ter atividades ligadas ao futebol, além de pagar uma multa de aproximadamente 200 mil reais. Para as oitavas de-final o atacante uruguaio seria um grande desfalque, e isso poderia prejudicar o time Celeste. Será que a vaga valeria sua terceira mordida em um companheiro de profissão, Suárez? Sua mordida pode ter custado muito caro para seu país.