Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Futebol: A Ásia existe!

Uma nova ordem está sendo estabelecida no futebol nas Copas do Mundo. Isso porque pela primeira vez uma seleção asiática consegue fora de suas terras avançar a fase mata-mata. O feito foi alcançado pelos sul-coreanos, ao empatarem com os nigerianos em 2 a 2. E uma observação tem de ser feita, o jogo era para ter marcado a classificação dos gregos, se não fosse o gol perdido por um atacante nigeriano, em um dos chamados gols feitos. Mas que não foi feito. Mesmo não brigando por nada mais na competição os nigerianos brigaram para defender a história já construída no futebol, seja em jogos olímpicos ou em mundiais. O jogo mesmo não sendo das grandes seleções do futebol mundial proporcionaram uma partida de emoção e disputa do início ao fim. A derrota da Grécia e seu empate com a Nigéria, significou um marco na história sul-coreana. Em 2002, eles conseguiram avançar até as semifinais e conseguiram um honroso quarto lugar, ao perder para a Turquia na decisão da terceira posição mas agora em 2010, não há argumentos para dizer como eles conseguiram se classificar em seu grupo, pois não tinham quase apoio da torcida de seu país e jogava em outro continente. E a Ásia pode ainda conseguir emplacar mais uma seleção na fase eliminatória da Copa de 2010, isso se o Japão fizer numa história ainda maior e derrotar a Dinamarca depois de amanhã pelo grupo E. Agora é esperar para ver o que vai acontecer com as seleções asiáticas nos próximos mundiais, mas a África do Sul já provou para o futebol que a Ásia existe. 

Presente de Grego!

Os gregos bem que tentaram, batalharam mas não evitaram a derrota para os hermanos na última rodada do grupo B, que significou na noite desta terça a consolidação dos 100 % de aproveitamento dos argentinos. O jogo permanecia no 0 a 0, tudo que os gregos queriam, até metade do segundo tempo. O time da terra de Aristóteles conseguiu com seu poder defensivo conter a habilidade e as jogadas de Lionel Messi durante um bom tempo. No entanto, eles relaxaram na segunda metade da etapa final e deram espaço para que o argentino levasse seu time à terceira vitória consecutiva. E não foi só isso uma desatenção grega também provocou o nascimento de mais uma vitória hermana, quando um zagueiro chutou em cima de um companheiro e forneceu um escanteio aos sul-americanos. Messi cobrou e Demichelis, que quase entregou mais de um gol aos europeus na primeira etapa, se redimiu e abriu aos 32 minutos da segunda etapa o caminho para a terceira vitória. E depois Palermo fez seu primeiro gol em mundiais dando números finais a partida. Com os 2 a 0 agora os argentinos terão pela frente os mexicanos, reeditando o confronto de oitavas-de-finais do último mundial. Mais um jogão à vista. 

Para a História!

A França lutou para isso e conseguiu entrar para a história das Copas do Mundo...de modo negativo. Em função de racha entre jogadores e treinador, o time discordava e brigava em todos os treinos, intervalos de jogos, antes e depois de cada disputa. O resultado em 2010 desta baderna foi a eliminação na primeira fase com um empate e duas derrotas, sendo a última delas hoje para a equipe mais fraca do grupo, os Bafana-Bafana. O placar foi de 2 a 1, e para os sul-africanos a vitória foi mais do que 3 pontos e foi uma despedida honrosa do torneio. A campanha francesa em 2010 só não foi pior que a de 2002, porque há oito anos eles ficaram sem marcar um gol sequer, e este ano eles marcaram um pelo menos. A situação que já não era das melhores para o técnico Raymond Domenech, vai se tornar insustentável e após a Copa está acertada sua substituição pelo ex-jogador, campeão em 1998, Laurent Blanc. E acho difícil que ele daqui a alguns anos retorne a seleção principal ou a qualquer seleção da França. Um jogo que poderia marcar a classificação de pelo menos uma das duas equipes, e onde uma vitória mesmo que não significasse uma continuidade no torneio poderia pelo menos servir para uma despedida honrosa. E a última citação foi a que aconteceu, só que pelos mais fracos jogadores, os da África do Sul. Nem isso o time comandado por Ribery conseguiu. Nós brasileiros não sentiremos nenhuma falta dos azuis, não precisa falar o porque.