Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Sucesso dos Latinos!

Os sul-americanos, melhor dizendo, os latinos estão tendo um espetacular desempenho nestas duas rodadas de mundial. Até agora, nenhum deles sofreu derrota e a maior parte se aproximou da vaga a fase eliminatória após a segunda partida. O Paraguai, é um surpreendente e belo exemplo. O time do atacante Roque Santa Cruz, conseguiu nesta manhã a primeira vitória, 2 a 0 contra a Eslováquia. Com 4 pontos atingidos em dois jogos, contra a Nova Zelãndia, jogo relativamente fácil para os latinos, os paraguaios devem ficar com a primeira posição do grupo, quebrando as bancas de apostas no começo da Copa do Mundo. Os eslovacos, que para alguns o time brigaria ao lado do Paraguai pela segunda vaga do grupo, levando em conta a primeira por conta dos italianos, decepcionaram e não mostraram talento nem audácia para assim avançar adiante. Em sua estreia em mundiais, a Eslováquia mostrou-se uma equipe com jogadores de baixo nível técnico e assim deve ficar de fora da briga pela vaga às oitavas. Tudo vai depender mais tarde de Itália e Nova Zelândia, o time que vencer, e deve ser o europeu, se aproxima ao lado dos sul-americanos da classificação. É difícil acontecer alguma zebra, mas não impossível, por isso Itália e Paraguai vão avançar, mas que o técnico Lippi abra o olho, os italianos não vêm jogando convenientemente e podem pagar caro, mas a camisa pesará! Será? 

A segunda derrota da África!

Camarões é a segunda seleção, entre as 32 que iniciaram a Copa a se despedir do Mundial 2010, o primeiro no continente africano. Ao lado de uma das mais bem vistas seleções africanas da história, Nigéria, os ex-leões indomáveis ficaram mansinhos em território familiar e sairam da disputa pela vaga nas oitavas de finais. O time, mais fraco que outros da história do país, a decepção imperou e o time cedeu tranquilamente uma virada aos dinamarqueses. Sem mencionar nas boas chances de gol que o time de Samuel Eto'o perdeu, ainda mais quando o jogo estava 1 a 0 a seu favor e provocou o fortalecimento dos europeus que com maior técnica, raça virou o jogo facilmente. A verdade é que o técnico camaronês não tem uma longa experiência e não motivou o suficiente para provocar "raiva" dos jogadores por passar esta situação e querer reverte-la rapidamente. A vitória da Dinamarca manteve a seleção de Daniel Agger com chances de avançar à próxima fase do torneio. E mais ainda, o atacante da Internazionale não consegue dar conta de jogar por onze jogadores, um Samuel não faz milagre e com outros fracos companheiros se tornaram presas fáceis dos europeus. Com isso, Camarões sai da Copa sem deixar saudades, precisando apenas semana que vem cumprir a tabela, contra a Holanda, que classificada, transformará a partida em um mero amistoso. Já os japoneses contra os dinamarqueses vão fazer um duelaço pela segunda vaga. Pela história no futebol e em copas, a Dinamarca é a favorita para consegui-la. Vale a pena sintonizar na Globo para quinta assistir a este partidaço.

A esperança da África!

O continente africano está com alguma esperança de ter ao menos um classificado para a próxima fase do torneio. E esta proesa pode ser conquistada pelos ganeses. Os africanos têm uma vitória, contra a Sérvia e um empate contra a Austrália. A seleção de Gana pode até perder na última rodada para conseguir sua vaga mesmo assim. De todas os países africanos do Mundial, Gana é o único com um bom desempenho. A Argélia tem até o momento um empate e uma derrota, a Nigéria duas derrotas e os anfitriões um empate e uma derrota como os argelinos. Consideremos que Costa do Marfim, ainda pode salvar a honra dos africanos. E lembremos que Camarões hoje ainda joga contra os Dinamarqueses e pode ainda se manter vivo na competição. O resultado do time de Appiah, 1 a 1 contra os australianos frustou os ganeses, pois poderiam ter garantido hoje sua vaga na próxima fase. Já o país dos cangurus, está praticamente eliminado com apenas um ponto conquistado. Com isso Gana tem de empatar ou vencer os alemães na terceira e última rodada do grupo D. E os australianos podem retirar a Sérvia da disputa pelo título, com uma simples vitória. Tudo é possível quando se fala de futebol, mais ainda se tratando de uma Copa do Mundo.