Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Alaranjou a África!

Quando Giovanni Van Bronchorst, aos quinze do primeiro tempo acertou um chutaço de fora da área no ângulo do goleiro uruguaio, estava escrevendo para a Laranja Mecânica, uma nova página na história dos mundiais. O gol abriu caminho para a terceira final holandesa na história das Copas. A anterior, em 1978, os laranjas perderam para a Alemanha, e gostariam da revanche 36 anos depois. A outra final foi em 1978 diante da Argentina, em terra inimiga. É a primeira vez que a Laranja disputará uma final fora de seu continente e que não será contra o país-sede do evento. E que jogo assistimos entre uruguaios e holandeses. Jogo cheio de viradas e emoção. Nunca uma das equipes conseguiu abrir dois gols de vantagem contra o oponente. O placar final de 3 a 2 serviu pra valorizar o feito dos sul-americanos, já que voltaram a ter projeção, após quase meia de´cada. Cabe agora honrar as tradições da Celeste e conquistar sábado o terceiro lugar. Os holandeses tentam o título inédito, e novamente, como há quatro anos, a final será europeia. Será que esta é a geração que vai dar o primeiro título aos holandeses? Só domingo as 17h30 teremos a resposta. 

Drama no Ellis Park!

Um confronto dramático. O duelo latino entre espanhóis e paraguaios teve como marca o drama. Principalmente, pelo lado espanhol. A Fúria não conseguia arranjar espaços na defesa paraguaia. A retranca do país sul-americano foi grande do início ao fim. Mas, aquele ditado, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Este foi o sentimento da nação da península ibérica quando, em uma jogada de muita sorte europeia, o time de Villa conseguiu no segundo tempo o gol da classificação. E o mais interessante, é que o gol saiu após o jogador paraguaio perder uma penalidade no início da segunda etapa. Os latinos da América do Sul devem comemorar a sua façanha, pela primeira vez haviam chegado as quartas-de-finais. O jogador do Paraguai ficou desolado, se culpando pelo gol que poderia ter feito e dado a vaga a seu país. No entanto, os espanhóis também se comoveram com a dor de seu adversário e foram consolar o perdedor. Nesta partida, a Espanha mostra que, além de técnica, entrosamento, tem paciência e frieza. O que faltava a outras seleções de seu país, em Copas do Mundo. O objetivo é passar pela Alemanha, que convenhamos vem jogando um futebol melhor que o espanhol, e novamente eles chegam a um mundial sem badalação e alcançam as fases derradeiras do mundial. A final antecipada vai reunir na semifinal, a seleção de que muitos esperam e vem avançando com dificuldades, sem apresentar o melhor futebol que poderia apresentar e a que chega a esta fase com o sentimento contrário, o de que chegamos mais longe do que podíamos. O vencedor certamente, vai dar um grande passo para levantar dia 11 a taça. 

Chocolataço de Campeão!

Alemanha x Argentina, só ao pronunciar o nome destas duas seleções nos remetemos a grandes jogos na história das Copas. E este duelo, após quatro anos, se repete novamente nas quartas-de-finais de um mundial. O jogo agora, é em solo africano. Os germânicos encantaram muito até agora e os hermanos não haviam enfrentado um adversário à altura. Estavam em campo cinco títulos mundiais. A Alemanha não ganha um desde 1990 e os argentinos desde o time de Maradona em 1986. Até este duelo, os hermanos não haviam enfrentado uma equipe com ataque e habilidade forte, fora do comum. E neste jogo se mostrou fraca, vulnerável a defesa argentina. Após duas goleadas, diante Inglaterra e Argentina, os alemães foram apontados como os únicos capazes de fazer frente a Espanha, e o jogo entre ambos poderia vir a acontecer já na semifinal, sendo uma final antecipada, sem desmerecer Holanda e Uruguai, duas belas seleções também. O jogo se mostrou fraco e que teve como protagonista Maradona, pelas suas reações de técnico à beira do gramado. Sentiremos falta dele e das genialidades de Lionel Messi, que se despede do mundial sem um gol e sem uma atuação próxima as do Barcelona. Já, os alemães, aguardam a definição do seu próximo adversário. E só para lembrar o jogo em questão foi 4 a 0 Alemanha.