Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Mais vivos do que nunca

O pequeno time da Costa Rica conseguiu sobreviver ao tão falado grupo da morte. E mostrou para os três campeões do mundo: Uruguai, Itália e Inglaterra, respectivamente, e deu ao país da América Central o maior feito na história do seu futebol. Há quem diga que como já haviam surpreendido a todos e ganhado de 3 a 1 do Uruguai e 1 a 0 da Itália, vencer a Inglaterra era possível, e afirmaria que nada foi por acaso, mas o time preferiu ser grande e empatar para assegurar o primeiro lugar do grupo. De qualquer maneira terminou sem perder para os poderosos uruguaios, italianos e ingleses. 
Se por um lado os britânicos queriam se despedir com ao menos um triunfo, os costarriquenhos queriam cozinhar o jogo e consolidar sua primeira colocação para ao menos escapar de um adversário mais difícil.  Apesar disso os dois times conseguiram criar boas oportunidades de gol, e obrigaram as defesas e goleiros a trabalharem muito. No primeiro tempo vimos uma seleção inglesa atacando mais, querendo se redimir dos vexames das partidas anteriores, bem, vexame não, só derrotas mesmo porque perderam para Uruguai e Itália. Sturridge, a grande promessa da nova safra de jogadores da terra da Rainha, pode vir a ser o grande comandante deles já pensando em 2018. O tempo normal ficou sem ver o balançar das redes do estádio Mineirão, em Belo Horizonte, 
Na segunda etapa o jogo continuou parecido, e o jovem inglês se mostrou ser o grande pesadelo da Costa Rica. Como podíamos imaginar o jogo foi dominado pela Inglaterra, pois para eles deveriam encerrar sua passagem pelo Brasil de forma digna. Navas ainda conseguiu mostrar que sua temporada pelo modesto Levanta, da Espanha, não foi por acaso, e fez pelo menos três boas defesas neste duelo entre Europa e América Central. Apesar do esforço inglês o jogo ficou sem gols mesmo, e provocou uma precoce eliminação sem vitórias. Agora esta geração se despede, e dá lugar a uma nova leva de jogadores comandada por Sturridge para tentar voltar a fazer o sol brilhar na terra da Rainha. 
Para a simpática Costa Rica pode-se comemorar a façanha de sair do grupo da morte, com três campeões mundiais, e sair em primeiro lugar, e sem perder para nenhum deles. E espero que o discurso de agora em diante: o que vier é lucro daqui pra frente não exista, e permaneçam jogando esse futebol que mostraram na primeira fase, e que ganhem de gregos, marfinenses ou japoneses. para eles qualquer resultado já poderá ser comemorado.