Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Uma sorte não merecida!

A Franca foi umas seleções que mais teve o que comemorar após o sorteio das chaves do Mundial de 2014, no dia 6 de dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, Bahia. só não comemorou mais que belgas e argentinos. Mas essa comemoração foi injusta com eles. Os campeões do mundo de 1998 não mereciam ter se classificado para a Copa, muito menos ter tido uma boa sorte ao ser sorteada para jogar em Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Depois dos argentinos e belgas, será uma nação que terá os menores trajetos aéreos durante o evento futebolístico. Se isso não bastasse, os Les Bleus ainda terão adversários tranquilíssimos como: Honduras, Suíca e Eqaudor, respectivamente nessa ordem. 
Os suíços mudaram a filosofia de jogo deles. Agora estão um pouco mais ofensivos, após ter nos dois mundiais anteriores, 2006 e 2010, sua fama de retranqueiros, onde em uma jogada conseguiam derrotar quase qualquer rival por 1 a 0. É uma versão melhorada da Grécia. Lichsteiner, lateral da Juventus de Turim, Itália e Barnetta são os principais destaques do time, e que podem levá-los a uma classificação para a próxima fase. Nos últimos mundiais foi a seleção que mais teve curiosidades para deixar na história do torneio, como sair da Copa da Alemanha sem ter a defesa vazada em nenhum dos cinco jogos. E na África do Sul o fato de surpreender os futuros campeões daquele mundial ao os derrotarem por 1 a 0. A briga deles será com os equatorianos, duelo esse da primeira rodada que definirá dependendo do resultado quem deve acompanhar a França nas Oitavas de finais. 
Os equatorianos estão indo para a sua terceira Copa. A estreia foi em 2002, quando não conseguiram passar de fase em uma chave com Itália, Croácia e México. Já em 2006 chegaram a avançar de fase em um grupo com os donos da Casa, os alemães, a Polônia e a Costa Rica. A queda caiu no primeiro mata-mata, quando os ingleses os derrotaram. Ficaram de fora da Copa de 2010, e agora tentam repetir a campanha de oito anos atrás, ou quem sabe com muita sorte e reza, melhorar suas campanhas nesse campeonato. Para isso acontecer terão de começar bem, pois o confronto de estreia com a Suíça pode definir uma classificação para a etapa eliminatória. Sem craques o objetivo principal é passar de fase, mas para um elenco sem estrelas, isso é quase incerto. No entanto, tudo pode acontecer no futebol. 
A França teve uma baixa há quatro dias, com o corte do meia do Bayern de Munique, Franck Ribéry com uma lesão nas costas. O fato aconteceu logo depois da foto oficial para a Copa.Mesmo sem ele acho que pelos rivais da primeira fase eles não devem sentir sua falta, mas já nas oitavas a coisa é diferente. Em uma competição de tiro curto a ausência de um importante jogador pode fazer diferença, e complicar a vida de um time, como pode vir a acontecer com a Franca. Sem estar entre as favoritas, a possível surpresa francesa fica ameaçada. 
Honduras vem passear no Brasil, e ponto final. Sem grandes destaques, ainda não será no Brasil que eles vão avançar de fase, e reencontrarão os suíços, já que em 2010 também ficaram no mesmo grupo, que naquele ano ainda tinham espanhóis e chilenos. Tudo indica que eles vão perder todos os jogos. Entretanto, o fato de ser um país mais acostumado com o calor, deverá levar vantagem sobre a Suíça no jogo programado para o dia 25 de junho em Manaus. Pelo menos em um aspecto eles se darão bem. 
Boa sorte aos quatro países, e amanhã chegarei coma a análise do grupo F, com a presença dos nossos hermanos.