Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Vingança do Tio Sam!

Após duas derrotas para Gana nas duas últimas Copas, os Estados Unidos comandados por Jurgen Klismann queriam vingança em Natal, na Arena das Dunas. E um fato curioso, os 2 a 1 de 2006 e 2010 se repetiu este ano, pelo menos dessa vez a favor dos norte-americanos. 
O jogo começou com um gol relâmpago. Aos 28 segundos do primeiro tempo Dempsey fez uma jogada de extrema habilidade pela esquerda e conseguiu abrir o placar. O gol incendiou o jogo logo de cara, e o que se viu a seguir foi as duas equipes tentando balançar as redes novamente. Depois de  aproximadamente quinze minutos de um jogo corrido, o ritmo baixou e o jogo ficou morno. Vimos os dois times criando pouco e assim pouco ameaçar os goleiros. 
A segunda etapa viu Gana pressionar e merecer o empate a cada jogada. No fim do terceira metade da partida uma jogada belíssima de Gana fez André Ayew igualar o placar. Os Estados Unidos nesta altura só se defendia e nada ameaçava o goleiro ganês. Eis que em um escanteio dado de graça para os americanos John Brooks aproveitou a única chance dos Estados Unidos para fazer o gol da vitória jea próximo dos dez minutos finais. Em um grupo muito equilibrado os americanos largaram bem, e querem avançar as oitavas e repetir a campanha de 2002, quando chegaram pela primeira vez da história na fase de quartas-de-final. Já Gana para repetir a campanha dos dois mundiais que participou terá que treinar chute, mais jogadas, porque mostrou poucas variações de jogo hoje, e agora tem que vencer alemães e portugueses. A missão ficou difícil, e ao que vemos, a vida dos africanos nessa Copa será dura.  

Vaias mais que merecidas!

Hoje, no quinto dia de jogos da Copa aconteceu o primeiro jogo sem gols, e primeiro empate da Copa 2014. Irã e Nigéria inauguraram com um péssimo futebol a bela Arena da Baixada em Curitiba. O 0 a 0 foi reflexo de duas seleções que não devem ir longe nessa Copa. 
O placar que marcou no estádio o Atlético-PR refletiu as limitações de iranianos e nigerianos que mereceram muito as vaias que receberam dos paranaenses que foram torcer por um bom jogo. Nem Obi Mikel e Victor Moses conseguiram fazer o que deles se espera. No início até se teve a impressão de que os africanos proporiam o jogo, e em algum momento venceriam o jogo. Quem já viu no passado eles jogando se fez notar uma grande diferença entre gerações passadas da Nigéria para esta de 2014. 
O Irã era tida como a seleção mais fraca deste mundial, comprovou hoje em campo. O time asiático ficou na retranca, e deve fazer isso em todos os jogos devido sua inferioridade em relação aos adversários do grupo F. A maioria dos jogadores atuam em clubes do seu próprio país. O time que só tem uma vitória na história da competição chegou a ameaçar a Nigéria na melhor chance de gol do primeiro tempo, após um cruzamento na área. Em um jogo de raras chances de gol, quem tivesse alguma deveria aproveitar. No segundo tempo se viu muitos erros de ambos os lados, e novamente poucas jogadas perigosas. 
Agora acho que os dois times podem preparar a mala, pois com esse futebol não avançam e serão atropelados por Bósnios e Argentinos, que devem ficar comas vagas nas oitavas. 

A derrota da irresponsabilidade

Alemanha e Portugal entraram em campo para mais um jogo muito badalado  da primeira fase desta edição do mundial. Sem Schweinsteiger, a Alemanha tentava manter o favoritismo mesmo sem seu principal jogador. Cristiano Ronaldo que voltava de uma lesão recente, queria provar que estava bem fisicamente para jogar aqui no Brasil. Mais uma vez um clássico do futebol mundial foi disputado em Salvador, na Arena Fonte Nova. 
Quando a bola começou a rolar vimos um jogo cadenciado nos dez primeiros minutos. Mas logo que o relógio chegou a essa marca de tempo, o que se viu foi Portugal muito dependente e um time bem fraco. A começar os lusitanos fizeram um pênalti, em que Thomas Müller bateu bem e abriu o placar. O time gajo jea havia se desestruturado a esta altura, e a Alemanha foi jogando seu futebol envolvente com excelente troca de passes, apesar do forte calor baiano. Logo chegaram ao segundo gol com Hummels, em uma cobrança de escanteio com bobeira geral da defesa portuguesa. Com 2 a 0 o zagueiro brasileiro naturalizado lusitano, Pepe, perdeu a cabeça e meteu a mão na cara de Müller, que deu uma pequena valorizada e provocou a expulsão. Um pouco antes eles já haviam perdido por contusão Hugo Almeida. 
Aí desmoronou por completo toda a tática de Paulo Bento e viu a Alemanha fazer três a zero ainda na primeira etapa novamente com Müller. O segundo tempo serviu apenas para os bavários manterem o placar conseguido, e sem se desgastar muito chegou ao quarto gol, com direito a Hat Trick de Thomas Müller. Com esta vitória, e sem faer muito para chegar ao resultado elástico, a Alemanha mostra sua força e vai brigar pelo título. Por outro ladoa vida de Cristiano Ronaldo e companhia ficou complicada, a esperança deles é torcer para um empate entre Gana e Estados Unidos Vamos ver como os dois times vão se portar daqui pra frente no mundial. 

Memórias das Copas! - Parte 2

Seguem mais algumas curiosidades sobre esta edição da Copa e de outras edições:

- A Croácia pela primeira vez jogará contra uma seleção africana. Quarta jogará com Camarões pelo grupo A.

- É a segunda vez que a Copa tem 12 sedes. A Copa de 2006, na Alemanha, também teve.

- Esta é a segunda Copa com mais deslocamentos e com altas temperaturas. A Copa de 1994 nos Estados Unidos também foi jogada sob estas condições.

- A Alemanha é o país que mais semifinais e finais tem em Copas. Só de finais foram 7, com três títulos.

- Miroslav Klose, com 14 gols, pode superar o atacante brasileiro Ronaldo em números de gols em Copas. Bastam 2 para ele conseguir o feito.

- Suíça e Chile conseguiram a melhor participação deles em Munidiais quando sediaram o evento respectivamente em 1962 e 1954, quando chegaram as quartas-de-finais e os chilenos às semi.

- Desde 1990 a Argentina não consegue chegar nas semifinais da Copa.

- Cafú é o único jogador a disputar três finais consecutivas de Copas.

- O último jogo dos norte-americanos na Copa 2010 foi contra Gana, e dia 16/06 eles se enfrentam novamente para tentar a revanche contra os africanos.

- Os cinco países da África que obtiveram em campo a classificação para a Copa 2014 foram os mesmos que jogaram o mundial da África do Sul.

Argentinos lotam Maraca, mas seleção não corresponde!

Festa no metrô carioca, cânticos altos, barulho ensurdecedor.  Os argentinos estavam fazendo a festa aqui no Brasil deixando a sensação de que eles que estavam sediando o mundial 2014. Restava saber se o time corresponderia em campo na estreia de Messi e da Argentina na Copa, e no Maracanã. Em tese era um adversário ideal para eles, vide que era a primeira partida em Copas que eles jogariam. Mas a animação argentina estava bem melhor que o futebol do time em campo. 
Messi, Di Maria e outros grandes nomes do time ficaram devendo para os mais de 74.000 pessoas que comparecem na estreia do Rio de Janeiro na Copa de 2014, um dia antes do estádio Jornalista Mário Filho completar 64 anos. Se os argentinos deveram no gramado, a Bósnia, em minoria nas cadeiras das arquibancadas mostrou excelente de toque de bola, e qualidade. 
Apesar disso eles possivelmente pelo primeiro jogo da história em mundiais erravam muitos chutes, lançamentos, passes. A pressão que vinha das arquibancadas a favor dos argentinos também deve ter feito a diferença. A seleção que foi mais perigosa ao longo dos 90 minutos foi a da Bósnia e Herzegovina. O time vindo do leste europeu já começou mal o duelo com os hermanos por conta de dar para eles um gol contra com três minutos da primeira etapa. A Argentina pouco criou e quando a torcida criticava Messi, e exaltava o Neymar, Messi fez com sua genialidade um golaço que ampliou para 2 a 0 a sua vantagem. No fim de jogo es bósnios conseguiram diminuir e fazer o primeiro gol do seu país na história das Copas. 
A Bósnia aparentemente mostrou tudo que deles se esperam, já dos argentinos esperamos muito mais. O desempenho deles refletiu a falta de animação dos hermanos na volta do Maracanã. Esperamos muito mais da Argentina daqui pra frente, principalmente de você Messi. 

Vitória tecnológica e com falhas extracampo!

A França quando entrava em campo ontem à tarde em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio, tentava apagar a péssima impressão deixada na Copa anterior, quando os jogadores tiveram desentendimentos com o treinador Raymond Domenech e ameaçaram fazer greve. Em três jogos eles perderam para México e África do Sul, e empataram com o Uruguai. Contra Honduras eles começaram bem, e já começaram a rescrever a história. 
Se dentro de campo tudo ocorreu bem, fora dele nem tudo. Por falha da FIFA os hinos nacionais de França e Honduras não tocaram, e o fato obviamente recebeu críticas de todo o mundo, principalmente das imprensas francesa e hondurenha. E pela primeira vez na Copa a tecnologia que envia um sinal de quando a bola entra para o árbitro, também funcionou bem, e por isso foi validado o segundo gol francês, que na súmula apareceu como gol contra do goleiro de Honduras, Valadares. 
Benzema, devido à ausência de Ribéry, passou a ser o principal jogador dos Les Bleus. Com dois gols ele deu à seleção de Didier Deschamps um 3 a 0 sem ser ameaçado. Com o triunfo a classificação parece ser consolidada, se não na próxima rodada, na terceira partida, quando jogam com o Equador no Maracanã. Com este resultado positivo Suíça e Franca podem garantir a classificação em Salvador já na segunda rodada. O saldo de gols conseguido pelos franceses pode ajudá-los a fugir da Argentina nas Oitavas-de-finais. 
Mesmo não tendo visto o jogo, a seleção francesa parece não ter sido muito ameaçada, e não devem ter esforçado muito para guardar energias para os jogos que ainda farão aqui no Brasil. Agora é descansar, e se preparar para a próxima partida. 

A vitória da emoção

Para muitos Suíça e Equador poderia ser apenas mais um jogo de Copa. Há quem acreditasse que os suíços mudaram sua filosofia de jogo e que estava mais ofensiva que em competições anteriores. O resultado disso pôde ser visto em campo, com a vitória de virada sobre o Equador, em Brasília.
O país onde fica a sede da FIFA tem alguns bons jogadores como Barnetta e Liechsteiner e provou no jogo de ontem que é um time bem diferente do que vimos na África do Sul há quatro anos. O início de jogo começou morno, com os dois times se estudando muito, e sem grandes chances de gol para as duas equipes. Depois o Equador tomou conta do jogo e abriu o placar. Até este momento havia a sensação de que os sul-americanos ganhariam com tranquilidade mesmo sem grandes estrelas. 
O segundo tempo foi melhor que o primeiro, e os jogadores proporcionaram aos torcedores presentes em Brasília bons 45 minutos de futebol. A Suíça conseguiu mudar o panorama da partida e dominou os equatorianos, e com isso chegavam próximos do gol. Por falar em bola na rede, eles foram prejudicados com um gol mal anulado. Pouco depois, em uma jogada de bola parada, a Suíça conseguiu igualar o marcador. Quando o duelo entre europeus e sul-americanos parecia que terminaria empatado, eis que o jogo ganha muita emoção nos dez minutos finais, e os dois times chegam próximos do segundo gol. Após um contra-ataque suíço aos 47 minutos da segunda etapa a Suíça conseguiu a quinta virada desta Copa. E o gol merece destaque pela persistência de um jogador do seu time que levantou após ter sofrido uma falta, seguiu a jogada e em um cruzamento para dentro da área deu a primeira vitória da Suíça neste mundial. Com os dois gols marcados, os suíços conseguiram marcar duas vezes após quatro jogos em copas, em que ficavam sem meter a bola dentro da meta adversária, ou marcava apenas um gol. 
Este resultado praticamente define quem vai acompanhar a França para as Oitavas-de-finais. E tudo indica que o Equador voltará para casa mais cedo, como aconteceu na Copa de 2002, quando estrearam em mundiais.