Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Por que fomos humilhados pela Alemanha?

7 a 1, nenhum alemão e brasileiro previa este placar na primeira semifinal da Copa do Mundo 2014 no Mineirão. A cidade de Belo Horizonte assistiu a maior e humilhante derrota de nossa história centenária no futebol. Com o resultado não apenas perdemos a vaga na final de um Mundial em casa, mas perdemos o orgulho do esporte que nos dava mais alegria ao logo desses cem anos. Muitos falaram e tentaram explicar essa goleada humilhante como um apagão de seis minutos, mas na verdade o motivo pela derrota está muito além disso.
O recente fracasso do Atlético Mineiro no Mundial de Clubes perdendo para o Raja Casablanca do Marrocos, o fiasco dos times brasileiros na Libertadores desse ano, e voltando mais um pouco no tempo, podemos incluir nessa goleada a eliminação do Brasil nas quartas da Copa América diante do Paraguai, e porque não os 8 a 0 sofridos pelo Santos perante o Barcelona. Esses reveses eram sinais claros de que algo estava muito errado no nosso futebol. E os problemas vêm desde os nossos dirigentes que não reformulam todas as questões relacionadas aos nossos campeonatos, e aos nossos treinadores que não se reciclam e se mantém com as mesmas ideias de décadas atrás quando obtiveram êxitos e ganhando títulos. 
A nossa seleção estava sem dois dos principais jogadores: Thiago Silva e Neymar, e antes do jogo da terça passada foi criada um cenário de terra arrasada que insinuava a morte do nosso camisa 10, e ele havia apenas tido um problema na coluna. Com dez minutos de jogo uma bobeira na nossa marcação vimos a Alemanha abrir o placar. Logo depois o que se viu não foi uma pane, talvez um time atônito, sem saber como reverteria a derrota parcial de 1 a 0, e levou mais 4 gols em 4 minutos. Isso mesmo, com 29 minutos de jogo no primeiro tempo estava 5 a 0 Alemanha. O Brasil sem organização tentava partir para o ataque e era desarmado facilmente pelos atletas alemães. O primeiro tempo chegou ao fim e restava a dúvida, o que fazer quando estamos perdendo de goleada ainda na primeira metade de jogo? 
Nos últimos 45 minutos o time europeu claramente diminuiu o ritmo, e mesmo assim chegou a fazer mais dois gols, sendo o sétimo um golaço. E nosso melhor jogador em campo nessa desastrosa exibição, Oscar, fez nosso gol de honra. Na zona mista nenhum jogador sabia o que dizer sobre esta maneira de perder, e o técnico brasileiro junto ao coordenador técnico pareciam viver num mundo paralelo ao real. Eles acharam que poderiam ter diminuído o placar e ter empatado o jogo, e não soube admitir sua péssima formação para esta semifinal. Para os alemães valeu como um treino para a grande final no Maracanã. 
O diagnóstico do maior vexame do nosso futebol era claro: precisamos ver os treinadores viajando ao exterior e aprenderem lá fora novas maneiras de jogar, novos conceitos técnicos e táticos. E aos nossos clubes focar nas divisões trabalho visando uma melhor formação dos nossos jogadores. Podemos aprender muito com o trabalho feito pela Alemanha desde 2006, e começar a mudar a pensar no futebol como um jogo de resultados, e saber trabalhar a longo prazo, isso é, planejar um bom resultado para ser colhido seis, sete anos depois. Eles souberam aprender com as derrotas e ficarem perto de coroar essa geração com o tetra mundial. Se vai dar certo, é outra história, mas isso é o de menos. Vamos nos reerguer, Brasil!