Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

O Grupo da Vida

Com a proximidade do início da Eurocopa 2012, que terá como sedes  Polônia e  Ucrânia, começo hoje a analisar os quatro grupos de um dos torneios de seleções mais disputados do mundo, mais até que a própria Copa do Mundo. Para quem não conhece muito a história da competição, algumas curiosidades ela é a unica que tem permitido zebras - como a Grécia, campeã em 2004, contra a anfitriã Portugal. Para começar a minha análise dos grupos, seguindo a ordem alfabética, começo pelo grupo A. O grupo A, que iniciam suas partidas na sexta-feira, é formado por: Polônia, Grécia, Rússia e República Tcheca. Considero este grupo como o "grupo da vida".  Isso porque todos os integrantes têm condições de avançar à fase mata-mata. Geralmente os favoritos são os anfitriões, e para mim a Polônia deve mesmo avançar. Já a segunda vaga, não me arrisco a dar palpites. No entanto, a Grécia, que tradicionalmente se defende, surpreendendo os adversários no contra-ataque, pode, com essa tática, chegar lá. Já Rússia e República Tcheca estão em níveis parecidos, e o jogo da primeira rodada entre as duas seleções pode indicar, ou já apontar o segundo colocado do grupo. Mais um dado curioso é o duelo entre dois aliados históricos,  Polônia e Rússia, que foram aliados na segunda guerra mundial. Na década de 1970 que a Polônia tinha seleção de futebol forte, mas com o fim do Comunismo, a potência neste esporte caiu.  É apenas a segunda  vez que os poloneses disputam a Euro, e não tem pretensões de ganhar o campeonato. Para um país sem tradição no futebol, chegar às quartas-de-finais já está de bom tamanho. O mesmo digo para os seus rivais na primeira fase. Ficaremos atentos pois, nesse grupo, poderemos ter zebras como em 1996 e 2004.

A emoção vai recomeçar

Esta é a décima edição do Brasileirão Série A em sistema de disputa por pontos corridos. E novamente a expectativa é de emoção até a última rodada. Após dez edições, este sistema de disputa caiu nas graças dos torcedores brasileiros. Ao longo dos próximos seis meses, 380 jogos, grandes clássicos, jogos muito bem disputados. O melhor e mais disputado campeonato do planeta vai começar. Desde 2009 o equilíbrio tomou conta da competição, com a decisão do campeão, classificados para a Libertadores, Sul-Americana, e rebaixados ficando para a última rodada. Ano passado uma novidade: clássicos nas duas últimas rodadas, aí amigo, a emoção triplicou. Era time torcendo para que sua equipe vencesse e rebaixasse o rival para a segunda divisão, torcedor torcendo para que seu time perdesse para não ver o rival sendo campeão, ou indo para a Libertadores. Novamente veremos um torneio disputado, com pelo menos dez candidatos reais ao título, entre eles os times em crise: Flamengo e Palmeiras, que nem estadual conseguiram ganhar este ano. Se o Santos não priorizar a Libertadores, tem tudo para ganhar o Brasileiro 2012. Os times que já não disputam mais nada, sobretudo, Flamengo e Internacional, eliminados na Libertadores, tem tudo para deslanchar, e abrir vantagem para os demais na competição nacional. Os que priorizam o torneio sul-americano, ou a Copa do Brasil, podem ver o reflexo disso no fim da competição, quando vão ter perdido pontos importantes. Coloque sua camisa, e prepare a sua bandeira, o melhor e mais emocionante torneio está começando, e você vai sofrer até dezembro. 

Nem é tão da morte assim

Chegamos finalmente à análise do grupo B. Seus integrantes são: Holanda, Dinamarca, Alemanha e Portugal. Pelo peso das camisas, nomes por já terem chegado longe nos principais torneios de futebol do planeta, duas seleções deste grupo entram pela força em Eurocopas e Copas do Mundo. Alemanha e Holanda desde a última Copa continuam sendo duas das três seleções do mundo e do continente. Portugal tenta repetir a sua melhor campanha nas recentes disputas de Eurocopas, quando chegou à final em 2004, e sagrou-se vice-campeã em casa. Já a Dinamarca, campeã em 1996, busca repetir aquela campanha que a seleção apelidada de dinamáquina conseguiu realizar. Dois anos se passaram e pouco mudou no mundo do futebol. Holanda e Alemanha não somente entram como favoritas no grupo, mas como à conquista do torneio também. Isso porque elas estavam entre as quatro melhores do mundo no mundial da África do Sul, e se mantiverem esta base podem também chegar ao Brasil como favoritas. Uma curiosidade é que dos cinco títulos em jogo neste grupo, apenas uma nação não sabe o que é levantar o título do continente, e esta nação chama-se Portugal. Aliás os Patrícios buscam uma maior projeção em âmbito continental e europeu, mas para um time que não tem um time forte, e depende de apenas seu craque Cristiano Ronaldo, a missão de ganhar esta Eurocopa é difícil. Mas como tratamos de Eurocopa, tudo pode acontecer, eles próprios comprovam isso.