Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

O suspiro de Cristiano Ronaldo!

Portugal precisava se recuperar da derrota de goleada de 4 a 0 para a Alemanha na primeira fase do Mundial. E os adversários eram os norte-americanos, e o calor da Arena Amazônia, em Manaus. Os dois oponentes cresciam conforme o tempo vem passando. O início parecia que seria fácil para os lusitanos, mas o segundo tempo mostrou que estávamos errados. Os Estados Unidos foram melhores, e conseguiram mudar a cara do duelo, por isso os 2 a 2 foi justo. Se para Portugal teve sabor de vitória, mesmo que indigesta, para os norte-americanos de uma derrota bem amarga. 
Sabendo do que precisava fazer para avançar, Portugal começou com tudo o jogo. Nos dez primeiros minutos da etapa inicial abriu o placar em um mal trabalho dos comandados de Jurgen Klismann. Os gajos, como chamamos os amigos da pátria-mãe, pressionavam e dominavam o confronto. Depois de algumas chances criadas, eles acertaram a trave bem no fim dos primeiros 45 minutos. Com a sensação de que metade do caminho e objetivo foi conquistado, os portugueses estavam bem confiantes em uma vitória para redimir o vexame da estreia. Se repetissem a atuação do primeiro tempo iriam conseguir ganhar com sobra, mas isso não aconteceu.
No segundo tempo os norte-americanos dominaram, e construíram grandes jogadas ofensivas, e isso resultou na virada rapidamente. Cristiano Ronaldo não fazia nada de brilhante nesse jogo, e ficava ofuscado assim como na estreia contra a Alemanha. Os jogadores do Tio Sam cresceram e estavam praticamente confirmando sua vaga antecipada as Oitavas. Mas eis que o atual melhor do mundo apareceu, fez um cruzamento nos acréscimos e deu o empate aos portugueses. O empate foi bom para os Estados Unidos, que se apenas empatassem com os alemães iam levar a vaga, já Portugal ficou em uma situação bem complicada. Teriam de golear o forte time de Gana. Gana por falar nisso também teria chances, bastava ganhar de Portugal e a Alemanha derrotar os americanos. 
A verdade é que todos seguiram vivos na Copa até a última rodada, e vai sair faísca nos dois últimos duelos da fase de grupos da chave G. Seja o que deus quiser. 

Uma história argelina!

Duvido que alguém no início do Mundial apostava em algum bom resultado da Argélia no torneio. Mas os árabes da África conseguiram uma vitória, em um jogo que antes do início da competição tinha tudo parece ser um dos piores da 1ª Fase, contra a Coreia do Sul. Este triunfo por 4 a 2 significou o primeiro desde a Copa de 1982, quando venceram a Alemanha. 
O jogo foi bom, e surpreendentemente emocionante e corrido, sobretudo no segundo tempo. Os argelinos por volta dos vinte minutos do 1º tempo abriu o placar, poucos minutos depois ampliou. Quem conhece o futebol corrido dos coreanos não deve ter entendido nada, o que houve com eles? O time do país asiático parecia apático, e aceitando o domínio africano.Bo ressaltar que a defesa da Coreia falhou na marcação dos dois primeiros gols. Mias para o fim da primeira etapa nova falha resultou em uma inacreditável 3 a 0 a favor da Argélia. Jogadores coreanos incrédulos nesse instante. 
O intervalo veio, os asiáticos melhoraram, e aos cinco minutos cataram os cacos e diminuíram a derrota. A Coreia parecia melhor, mais animada, a Argélia parecia querer administrar o resultado. Eis que no meio da etapa derradeira os argelinos vão ao ataque a tornam a vitória uma goleada. Desmoronou os asiáticos que estavam melhor naquela altura. Quem imaginaria que este jogo seria corrido, e que veríamos uma goleada em Porto Alegre? Duvido que alguém projetasse isso. Para apimentar um dos jogos menos atraentes da fase de grupos, a Coreia diminuiu mais uma vez, e marcou seu terceiro gol no torneio. Depois disso nada mais aconteceu, e os dois times somente se pouparam para o terceiro duelo da fase inicial da Copa.
Para os argelinos agora era apenas empatar com a Rússia que ficaria com a segunda vaga nas oitavas, algo que seria inédito para sua história no futebol. Já para os coreanos era manter a calma, tentar um milagre, vencer a Bélgica por uma boa diferença de gols, e torcer pra um empate entre russos e argelinos. Com este jogo falta apenas um para a fase de grupos chegar à rodada decisiva. Uma pena, metade da Copa já foi. 

Não valeu o ingresso!

A Bélgica era considerada o bicho-papão do grupo H, mas está longe de assustar alguém até agora. O jogo do último domingo, dia 22 de junho, foi a prova disso. E olha que os russos não são uma seleção forte como há dois anos, quando era favorita a ir longe na Eurocopa 2012. Em um jogo sem graça no Maracanã, o único gol do jogo saiu apenas nos últimos cinco minutos de jogo. O triunfo garantiu a classificação para as oitavas aos belgas, e tornando o jogo contra a Coreia do Sul em um amistoso de luxo, pois um empate vai bastar para a primeira colocação ser confirmada. 
Bélgica e Rússia pouco criaram, e deixaram os torcedores que foram ao estádio carioca, possivelmente sem almoçar, com muita raiva. Os dois times demonstravam não ter habilidade, e isso ficava visível pela quantidade de erros seja de passes, chutes, qualquer fundamento básico em uma partida de futebol. Nem o grande astro do time Hazard conseguiu mudar a cara do confronto. Os russos algumas vezes conseguiam levar perigo ao goleiro belga, Courtois, mas ele estava concentrado e evitou as raras chances de gol deles.
Quando a torcida parecia conformada com o 0 para ambos os lados Hazard encaixou sua melhor jogada, já aos 44 do segundo tempo, e serviu o companheiro de time para abrir o placar. Sem tempo para mais emoção o jogo terminou assim. Com isso os russos torciam para um empate entre argelinos e sul-coreanos para seguir com chances de passar às oitavas. A Bélgica por sua vez já está garantida na próxima fase. Em comparação com os dois jogos anteriores esse foi que mais teve presença de brasileiros, vide que só 11% dos torcedores na arena eram russos, e 9% belgas. Por isso o resultado do desânimo nas cadeiras azuis e amarelas do ex-maior estádio do mundo.
Um fato ao menos interessante em relação a este jogo foi o aumento da segurança na saída do Metrô, e no entorno do Maracanã, devido ao lamentável ato inconcebível cometido pelos chilenos. Por volta de 100 chilenos tentaram invadir o estádio no dia 18 de junho, quarta-feira, para assistir sem ingresso o jogo entre Espanha e Chile.