Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Onde fica a Islândia?

Normalmente eu analiso cada jogo da Eurocopa, Copa do Mundo ou Brasileirão, mas hoje será diferente. Graças à Eurocopa estamos ouvindo falar mais e conhecendo muito acerca da Islândia, país de aproximadamente 330 mil habitantes. Só para se ter noção do tamanho do país, Olinda, em Pernambuco, e Ananindeua, no Pará, tem mais habitantes que este país europeu. Devido ao futebol, estamos sabendo que no país gelado, de origem Viking, e que no passado foi dominado por dinamarqueses e noruegueses, fica situado no meio do oceano atlântico. mais precisamente no noroeste do Reino Unido, entre a Groenlândia e as Ilhas Faroe.
Agora falando de futebol. Até 2011, quando o vitorioso técnico sueco, Lars Lagerbäck, assumiu a seleção islandesa, o futebol era bem inexpressivo. Em 1967, por exemplo, levou 14 a 2 da Dinamarca, e até 2012 ocupava apenas a posição 131 do ranking da Fifa. Quase eles chegaram a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, mas caíram diante da Croácia na repescagem. Para alcançar uma das 23 vagas na Euro, eles tiveram que simplesmente derrotar duas vezes a Holanda. Podemos dizer que a vaga que seria dos holandeses ficou com a Islândia. O futebol não é muito profissional, um dos seus goleiros é diretor de cinema, por exemplo, e o técnico entre um jogo e outro trabalha normalmente como dentista. Até eliminar a Inglaterra, eles tinham entrado para a história por ter ficado na frente de Portugal na fase de grupos e por ter empatado com a seleção de Cristiano Ronaldo. E 10% de seus habitantes, cerca de 10.000 marcaram presença em estádios franceses. 
Até 2016 só conhecíamos este pequeno país europeu pelo vulcão que entrou em erupção e afetou voos em toda a Europa, ninguém conhecia a Islândia. País famosa também pela cantora Björk. Como eu e muitos brasileiros conhecem pouco sobre este país vou fornecer algumas curiosidades e informações dele. 

1) Seu território fica em um deserto gelado e inóspito que cobre metade do país. 
2) A Capital se chama Reykjavik.
3) A moeda local é a Coroa Islandesa. 
4) Idioma Oficial: Islandês
5) Expectativa de Vida: 81,9 anos
6) Mais de 96% da população é cristã. 
7) Foi o primeiro país do mundo a eleger uma mulher como presidente. 
8) Na Isliandia não existe nem Burger King nem Mc Donald.
9) Eles comemoram o dia do marido e o dia da esposa. 
100 Há eleição para o melhor bolo entre todas as padarias, e o vencedor é vendido em todas no entanto, a receita nunca é divulgada. 
11) O país possui 22 vulcões. 
12) Já na gastronomia a maioria dos pratos lea contém: Cordeiro, peixe e/ou laticínios. Baleias e tubarões costumam servir de alimento aos islandeses. 

Enfim, estas foram as curiosidades sobre este pequeno, porém simpático país. Será que eles ainda aprontarão muito, ou os franceses acabarão com a festa deles domingo? Acho que será difícil, mas acredito que eles podem nos surpreender muito, ainda.