Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Jovens talentos!

De hoje até o próximo domingo os principais ginastas do mundo estarão competindo em Londres pelo Mundial de Ginástica Artística, com transmissão do Sportv e do Sportv 2. Ontem, na classificatória para a final do Solo, Diego Hypólito caiu e ficou fora da final. Sérgio Sasaki Júnior, de 17 anos está na final do individual geral hoje, que inclui todas as provas masculinas: Salto, Solo, Barras Paralelas, Argolas, Cavalo com Alças e Barra Fixa. Pois é, mais um futuro bom atleta que produzimos nesta modalidade, o objetivo dele é representar à altura o Brasil, e assim como no masculino, no feminino0, a jovem de 16 anos Bruna Leal, vai em busca de se consolidar amanhã, sendo a única brasileira na final do Individual Geral. É a nova geração da Ginástica brasileira sendo construída em terras estrangeiras. A missão é difícil porque atletas de muito mais experiências em mundiais ou em competições de alto nível são mais gabaritos, e pela lógica conseguiriam as medalhas. Mas para a Bruna e o Sérgio a competição já serve de preparação para as Olímpiadas de 2012, no mesmo local do mundial, o Millenium Dome. Lá serão disputadas as provas de Ginástica Artística e Rítmica e a final do Basquete. Esperamos ter bons resultados, que não necessariamente precisam ser medalhas, um quinto ou sexto lugar já é muito bom. E assim daqui a três anos esses jovens ginastas podem conquistar medalhas olímpicas.

A vitória do Futebol!

Para todos os críticos de Cristiano Ronaldo e Maradona, silêncio absoluto, exijo! Pensem como seria uma Copa sem um dos grandes ex-jogadores do mundo, e ainda mais sem o jogador mais caro do mundo, sem graça, concorda? Sem falar que um dos grandes craques do futebol mundial também ficaria de fora, Lionel Messi. O drama argentino começou em La Paz, após a humilhante derrota por 6 a 1, melhor para os 3.600 metros de altitude. E só terminou após um jogo de matar ou matar em Montevídeu contra o Uruguai, ambos brigavam pela vaga direta na Copa, livrando-se da repescagem. Tem mais, se o Equador estivesse vencendo ou vencesse o Chile, em Santiago, a guerra seria maior. O jogo no Centenário foi violento e tenso, culminando com o gol de Bolatti, aos 39 do segundo tempo. Dramático. Maradona, além de sentir na pele a potência do nosso futebol quebrando uma escrita que durava 14 anos, vencer os argentinos na casa dos rivais, quase perdeu para o Peru e foi massacrado pela imprensa nacional. Apesar da briga entre Messi e Maradona, a Argentina vai com força, muita força, e é uma das favoritas ao título ano que vem. Já Portugal, bem, sempre promete fazer bonito no Mundial, mas fracassa no fim. Foi assim em 2006, ao perder a semifinal para a França e ficar com a quarta colocação. A chance lusitana de ter o passaporte carimbado é pegar um adversário relativamente fácil, apesar de que Bósnia, Irlanda, Eslovénia e Ucrânia vão querer garantir suas vagas no Mundial, na raça. E quem ganha com isso é o futebol.

Cadê o carimbo?

Para dezoito seleções de todos os continentes, o passaporte ainda não descobriu o que é ser carimbado. Europa e África são as regiões que ainda vão definir várias vagas, quase 80% delas, quatro do velho continente e três dos paises africanos. Podemos ter mais três seleções estreantes, se juntando à Eslováquia, debutante do torneio desde o fim da Tchecoslováquia, são elas Gabão, Bósnia e Bahrein. O primeiro, podendo tirar uma das forças africanas: Camarões, e o segundo podendo evitar que a Nova Zelândia consiga ir à sua segunda Copa, a anterior foi em 1982. Essa vaga sai da repescagem Ásia-Oceania, sendo decidida em Wellington, capital neozelandesa. Já no mais pobre dos continentes, Egito e Argélia no Grupo 3 disputam uma vaga, mais favorável aos argelinos, e Tunísia tenta tirar novamente a Nigéria de um mundial. Na Concacaf vem a surpresa, René Simões, técnico brasileiro da Costa Rica, perdeu por 2 a 0 para os já classificados norte-americanos, e vai para a repescagem contra o Uruguai que perdeu ontem em Montevídeu por 1 a 0 para a Argentina. Honduras se classificou direto, vencendo por 1 a 0 El Salvador fora de casa. Chega à sua segunda Copa pela enorme vantagem no saldo de gols, já que terminou com a mesma pontuação dos costarriquenhos. Sua primeira Copa foi em 1982, na Espanha. Na Europa, duas potências do futebol vão para a repescagem. Portugal, após golear por 4 a 0 Malta confirmou sua esperança de chegar pela terceira copa seguida à um mundial, deixando de fora a Suécia de Ibrahimovic, craque do Barça, e a França, que viu Sérvia se garantir direto após goleada sobre a Romênia, no sábado. As outras europeias na repescagem da Copa são: Bósnia, Irlanda, Rússia, Grécia, Ucrânia e Eslovénia. É isso mesmo: Croácia, do brasileiro Eduardo não vai para a próxima Copa. Então, dia 18 de novembro conheceremos as nove seleções que, juntamente com as 23 já confirmadas, vão para a África do Sul ano que vem. Claro, se acharem o carimbo no passaporte.