Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Decepção croata

A Croácia chegou à Copa como favorita a ficar com a segunda vaga do grupo A. Fez um bom jogo com o Brasil, e parecia confirmar o que todos esperavam da seleção croata. Tudo isso foi levado em consideração também pelo fato de o México ter tido dificuldades a confirmar presença no torneio através das eliminatórias da Concacaf. O time mexicano estava sem chance da vaga direta na última rodada, e precisava de uma combinação de resultados para vir ao Brasil. Os estados Unidos viraram para cima do Panamá, e ajudaram o México a lutar pela vaga no Mundial pela repescagem. 
Com tudo isso o cenário a favor da Croácia, o Brasil do leste europeu como são conhecidos pelo estilo de futebol, estavam confiantes em passar de fase. Quando pegaram Camarões e golearam por 4 a 0, mesmo com a nítida falta de comprometimento africano em campo, jogaram super bem e pareciam que ganhariam do México e ficariam com a segunda posição do grupo. Mas contra os mexicanos tudo foi desmentido, e vimos deficiências croatas que foram demonstradas nesse jogo contra um time muito mais bem organizado no gramado. Vimos que a prática é bem diferente da teoria. 
O jogo foi todo do México, os mexicanos marcaram muito bem os jogadores e principais nomes da seleção croata. No primeiro tempo bem nos primeiros vinte minutos os mexicanos chegaram a mandar uma bola na trave, e assustaram os europeus. Apesar do domínio nos primeiros 45 minutos a seleção mexicana não conseguiu abrir o marcador, e foi para o intervalo com o 0 a 0. O descanso e pausa de quinze minutos poderia ter mudado o desenho do jogo, mas não foi assim. 
Na segunda etapa o México não deixou que os croatas se criassem e continuou mandando no jogo. Nos primeiros minutos de tapa final chegaram a reclamar de um pênalti não marcado, mas o juiz acertou em não marcar. O jogo parecia que terminaria e seria decidido como foi o primeiro jogo dos comandados de Miguel Herrera contra Camarões. Pletikosa também fez uma grande defesa que impediu o primeiro gol do jogo. Aos 25 minutos Rafa Marquez de cabeça marcou e abriu caminho para a tranquila vitória. Quatro minutos depois Guardado ampliou para dois a zero. A Croácia parecia abatida já, pois o empate era deles. Entregues em campo os europeus viram os jogadores verdes ampliarem com Chicarito Hernández o placar para 3 a 0. Depois a Croácia ainda diminuiu, mas ficou nisso. 
A seleção da Croácia decepcionou nesta Copa, e pela terceira edição seguida abandona o evento na primeira fase. O México por sua vez chega pela sexta vez seguida às oitavas, querendo quebrar a sina de cair nesta fase desde 1994. Com isso dois confrontos das oitavas ficaram definidos: Brasil x Chile, em Belo Horizonte e Holanda x México, em Fortaleza. Já croatas e camaroneses se juntam à Espanha e Austrália como as quatro primeiras seleções a se despedirem do Brasil. Vão con deus, e voltem em breve ao Brasil, amigos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário