Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

A surpresa da Copa 2014!

Desde que acabaram as eliminatórias europeias em novembro de 2013, todos apostam na seleção belga como a possível surpresa da Copa cujo início será amanhã. Esta é a melhor geração deles desde 2002, quando disputaram o último grande torneio de futebol do país. Há 12 anos um dos grandes nomes era Marc Wilmots, que atualmente trabalha como técnico do time de 2014. O grupo deles, o H é bem acessível ,já que é um dos dois únicos que não tem campeões mundiais. E uma curiosidade para meus leitores, Bélgica e Rússia também ficaram no mesmo grupo, que também era o H, na última vez que disputaram uma Copa, em 2002. Esse grupo inclui Argélia, Rússia, que sediarão em 2018 o evento, e a Coreia do Sul, que já sediou em 2002 junto com o Japão. Os belgas também concorreram ao lado da Holanda como sede do Mundial de 2018, perdendo para os russos como já se sabe. 
Hazard, gravem esse nome. Ele é um dos prováveis jogadores revelação desta edição da Copa do Mundo. Mas quem acompanha futebol inglês sabe quem ele não seria novidade assim. Ele foi um dos grandes destaques do Chelsea na temporada 2013/2014, no campeonato Inglês. O goleiro deles, Courtois joga no Atlético de Madri, finalista dra Liga dos Campeões quando perderam para o Real, rival espanhol. Além do meia e do goleiro do clube inglês, Van Buyten  Kompany são grandes e experientes atletas que podem levá-los a repetir a campanha da Copa de 1986. A campanha de 8 vitórias e 2 empates nos dez jogos das eliminatórias os credenciem a fazer bonito em solo brasileiro. O fato de jogar apenas no sudeste na primeira fase é um fator favorável aos europeus, sendo eles a delegação que menos viajará ao longo da primeira fase, e talvez da Copa inteira. A primeira colocação do grupo deve ser deles. 
O jogador mais famoso da história da Argélia foi Zinedine Zidane, que como muito argelinos decidiram jogar pela França. Fora isso os 23 membros do elenco da Argélia, que está na sua quarta Copa não devem levar eles adiante no evento. Ao lado do Irã devem ser os saco de pancadas deste Mundial. 
Os russos decepcionaram na Euro 2012, quando tinham um time que poderia ter ido além da primeira fase. Akinfeev, goleiro co CSKA Moscou, principal clube russo, Dzagoev, meia companheiro de Akinkeev no CSKA. Mas sem serem apontados como uma grande seleção, e sem muita pressão é possível que eles avancem ao lado dos belgas na chave mais previsível deste mundial. Mas é claro que esse ano eles vão preparar essa geração para para o mundial de 2018, quando vão desejar fazer um bom papel como anfitriões. No passado eles eram a base da seleção Soviética, por isso devemos respeitá-los.
Os sul-coreanos que cada vez mais têm jogadores jogando nos principais clubes da Europa, ainda deixam a desejar como seleção. No último mundial foi a primeira vez que avançaram às Oitavas fora de casa. Quando fizeram a melhor campanha em 2002 foram muito ajudados pelos senhores do apito contra Espanha e I†ealia. Agora eles querem repetir essa campanha, com o quarto lugar em algum país estrangeiro. Mas ainda acho que isso não é viável em 2014, mas pode ser daqui a uns anos. Com muita sorte podem brigar pela vaga com a Re¨ssia, mas acho pouco improvável.
Assim acho que os dois europeus devem seguir na Copa. Finalizei a análise dos oito grupos, agora é só a bola rolar para os 64 jogos durante um mês e um dia de evento. Que comece a Copa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário