Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

A final das finais!

Depois de uma final sem graça, e a mais violenta da história das Copas, que foi o jogo entre espanhóis e holandeses na Copa 2010, a final da Copa das Copas teve a final das finais. Que jogão foi Alemanha e Argentina, o duelo decisivo que o bom e velho Maracanã merecia. E para coroar isso, a terceira prorrogação seguida, e novamente o detentor da taça conquistou o título no último tempo de bola rolando. Mario Gotze foi o autor do último gol da Copa, que deu aos alemães o tetracampeonato. 
A conquista alemã podemos colocar como ponto de partida a derrota em 2002 para o Brasil em uma mesma final de Mundial. A Alemanha viu seus erros depois deste fracasso e da decepção que foi a campanha na Euro 2000, com apenas um empate em três jogos, e reformulou a maneira de formar jogadores, e preparou uma geração vitoriosa desde 2006. E as chegadas nas finais de todos os campeonatos deste então provaram que o título era questão de tempo, como foi realmente. O jogo do último 13 de julho, a partida 64 da Copa, mostrou que os dois times queriam vencer no tempo normal. Nos primeiros 45 minutos chances claras de gol de ambos os times. A Argentina chegou até a abrir o marcador nos primeiros 15 minutos, mas foi bem anulado após a marcação de um impedimento. Os dois goleiros trabalharam bem na primeira etapa, o que veríamos no restante do duelo.
No segundo tempo Messi teve a melhor chance de gol da Argentina. Uma bola na trave foi a melhor chance de gol dos alemães. Romero e Neuer seguiam inspirados e dispostos a evitar o fim da Copa a qualquer custo, preço. Claro que com a proximidade do fim do tempo regulamentar o medo de errar e perder a final em poucos minutos, fizeram os dois times a se expor menos. E os alemães mostravam que estavam melhor fisicamente apesar de um desgaste maior de viagens para lá e para cá. E eles tiveram algumas chances mas não conseguiram marcar. 
Não tinha jeito, a prorrogação aconteceu mesmo, e a Argentina estava sem pernas. Messi não conseguia repetir atuações anteriores no campeonato, e a Argentina estava sem criatividade. A Alemanha nos primeiros 15 minutos do tempo extra não conseguiu abrir o marcador. E logo no início do último tempo de bola rolando, Mario Gotze recebeu cruzamento, dominou no peito e bateu pro gol sem deixar a bola cair, golaço. O jovem alemão parecia ser o nome do jogo. Os germânicos ainda teve uma chance de aumentar, mas não aproveitou. No último lance de jogo, Messi teve a chance de ser o herói da esperança hermana, mas bateu longe da meta alemã. Não deu, e a Alemanha conquistou o tetra. Messi como prêmio de consolação foi eleito o melhor jogador da Copa. 
Com isso a Alemanha repetiu o que Brasil e Itália conseguiram. ganhar o tetra 24 anos depois do Tri. A geração de ouro do futebol alemão vai em busca da primeira euro daqui a dois anos na França. Já a Argentina está no caminho certo para voltar à brilhar no futebol, e conquistar um título em breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário