Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Balanço da Copa!

Venho hoje fazer meu balanço da Copa. Em termos de bola rolando, jogos, foi a melhor que já vi. Lembrando que este foi meu sexto mundial. Se tivermos grandes jogadas, gols, tivemos alguns fatos a lamentarmos também. Dois bons exemplos foram a mordida do atacante uruguaio Luis Suárez no zagueiro italiano Giorgio Chiellini e a entrada, ao meu ver maldosa de Zuñiga da Colômbia no nosso camisa 10 Neymar. E tivermos a invasão dos torcedores chilenos no jogo contra a Espanha dia 18 de junho. 
Sobre a segurança tenho um relato. Fui a seis jogos da Copa, cinco deles no Maracanã. E a segurança estava boa nos dois primeiros jogos que fui ao Maracanã. Os problemas de segurança foram bem longe de onde entrei. Nos jogos seguintes aumentaram muito o esquema em torno do estádio, principalmente na saída do metrô, permitindo que passassem apenas torcedores com ingressos. Dentro dos estádios nos primeiros jogos alguns alimentos e bebidas estavam em falta, e isso foi melhorado ao longo da competição. Não houve atrasos na maioria dos voos, e os aeroportos foram elogiados pelos turistas estrangeiros. Alguns meios de transporte em algumas sedes foram bem elogiados pelos menos. Como por exemplo o metrô do Rio de Janeiro. 
Vimos a maior média de públicos, e clima de animosidade entre os torcedores dentro das novas arenas. Vivenciamos jogos espetaculares, emocionantes até o último lance. E tivemos seleções que decepcionaram pelo que fizeram fora de campo. Camarões, Nigéria e Gana fizeram questão de premiações em espécie para entrar em campo, que feio!. No caso dos nigerianos como o presidente interferiu na federação de futebol do seu país, e pediu a demissão do presidente e outros funcionários. Com isso a Nigéria está proibida de jogar seja amistosos, ou torneios. 
Dentro de Campo, Itália conseguiu ser eliminada ainda na primeira fase com duas derrotas em três jogos. Segunda eliminação consecutiva antes das finais. Já a Espanha foi goleada na estreia por 5 a 1, e foi o campeão do mundo eliminado de forma mais precoce na história do torneio, na segunda rodada. A Inglaterra fez sua pior campanha em comparação às últimas quatro edições. E Costa Rica, Argélia e Colômbia fizeram suas melhores campanhas e chegaram no caso dos latinos às quartas pela primeira vez, e no caso dos africanos chegaram pela primeira às oitavas. E os chicos, como são conhecidos os costarriquenhos, se despediram de maneira invicta depois de passarem por um grupo tido como da more por todos. 
Por tudo isso que enumerei, e expus, a Copa foi bem organizada pelo Brasil, e deu uma senhora responsabilidade para os russos daqui a quatro anos. Já estamos com saudades do Mundial, mas a vida segue, e que venha o retorno do Brasileirão. 

Um comentário: