Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Alegria amarela!

Após 16 anos,  quando o time classificou para as oitavas-de-finais no grupo G da Copa da França, por sinal última vez que eles jogaram a Copa do Mundo, a Colômbia garantiu hoje a passagem para a próxima fase, quase certo que em primeiro lugar da chave C. 
Em 1994 eles já haviam mostrado que poderiam surpreender na Copa dos estados Unidos, quando com um gol contra do Andrés Escobar, o time perdeu para os norte-americanos por 2 a 1 e caíram na primeira fase. Até 2014 aquela era a melhor geração colombiana da história. Esse ano eles tinham como grande estrela, Falcão Garcia, mas ele se lesionou no fim de temporada europeia, e não veio ao Brasil. No jogo de hoje eles provaram que podem surpreender e ir longe nesse mundial. Na tarde ensolarada de Brasília ficou provado que mesmo sem seu grande astro eles podem ir além das oitavas. A vitória sobre a Costa do Marfim provou isso.
O jogo em sua grande parte foi equilibrado, mas a habilidade sul-americana falou mais sobre a força e correria africana, e a vitória por 2 a 1 praticamente lhes assegurava a classificação. Isso porque Japão e Grécia ainda não haviam empatado em Natal. Quintero e James Rodriguez fizeram os dois gols do triunfo amarelo na nossa capital. O estádio Nacional, segundo a FIFA, teria 25% de colombianos na torcida, e eles eram só felicidade. Nem um gol de honra, diga-se de passagem, um golaço de Gervinho para a Costa do Marfim diminuiu a euforia deles. 
Agora a Colômbia precisa empatar apenas com os japoneses e garantir a visita ao Maracanã dia 28 de junho, no segundo jogo do primeiro mata-mata da Copa 2014. Independente do seu rival nas oitavas, os cariocas e mundo verão uma grande partida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário