Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

Los chicos hicieron historia

Costa Rica e Grécia, o único jogo desta fase que não tinha nenhum grande time em um dos lados. As duas poderiam comemorar a façanha de chegar nas oitavas. No jogo do último domingo, dia 29 de junho, em Recife, as duas zebras e surpresas da primeira fase, tinham o que comemorar, e só um ia fazer história e superar a melhor campanha deles em Copas. No caso da Grécia eles já tinham a melhor campanha, já a Costa Rica poderia superar e chegar pela primeira vez nas quartas. O 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação levou a decisão para os pênaltis. 
Pela primeira vez neste Mundial os chicos eram favoritos do confronto, e entravam com um pouco de pressão por ganhar dos gregos. E o primeiro tempo começou a provar isso. A Grécia como em outros jogos quis se defender, e ia esperar a Costa Rica vir para em um contra-ataque marcar um gol. Era nítido que os europeus jogariam por uma bola. Mas nada da teoria que a imprensa imaginava para este confronto se confirmou. A Costa Rica que tem muitos jovens atletas em seu elenco, sentiram a pressão do favoritismo e sentiram medo de ir para a frente atacar. Os gregos resolveram tomar a iniciativa e tiveram as poucas chances de marcar o primeiro gol. O primeiro tempo foi chato, e sem graça, nenhum dos times merecia tirar o zero do placar porque criaram muito pouco, ou quase nada. 
No segundo tempo a Costa Rica resolveu atacar e mudar a história dos primeiros 45 minutos. E não demorou muito para los chicos abrirem o placar. Após jogada pela esquerda surgiu um passe para Brian Ruiz na direita, e ele de primeira surpreendeu o goleiro grego e fez 1 a 0. Repetindo o que os mexicanos fizeram mais cedo eles recuaram e a Grécia foi para acima, e já próximo do fim do jogo empatou com Sokrtis Papastathopoulos. O jogo ia para a prorrogação. Nos 30 minutos extras criaram muito pouco, mas a Grécia foi quem mais chegou perto de vencer o jogo. Mesmo assim a Costa Rica teve chance de liquidar e evitar a fatura sem ter de ir para os pênaltis. Mas os dois times não conseguiram e foram para a decisão dos tiros livres da marca do pênalti. As batidas de todo mundo foram boas, mas na última série, já na décima cobrança o grego bateu e Keylor Navas defendeu fazendo história para os costarriquenhos. 
Agora los chicos teriam a Laranja pela frente, era hora de curtir e aproveitar o Brasil, e comemorar o feito que já foi grande para o pequeno país do continente. seria muita pretensão deles acreditar que eliminar a Holanda seria possível. Dou os parabéns para a Costa Rica que fez história e se tornou a grande e simpática surpresa deste Mundial, que desfrutem os prováveis últimos dias de torneio, e que tentem pelo menos perder dignamente para a Holanda. No Caribe a festa não deve ter hora para acabar, ou será que terá? Saberemos nos próximos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário