Quem ganhará hoje o prêmio de melhor jogador da Fifa de 2013?

A queda do santo Tim Howard!

Finalmente a Bélgica jogou o que dela se esperava. No último jogo das oitavas-de-final vimos a maior atuação de um goleiro na história de um mundial. Tim Howard, goleiro dos Estados Unidos, fez 16 defesas importantes e que evitou uma goleada belga em Salvador, cidade que mais gols foram feitos nesta Copa. A vitória dos Diabos Vermelhos só saiu na prorrogação, e foi pelo placar de 2 a 1. 
O jogo todo foi dominado pela Bélgica, mas no primeiro tempo eles ainda fizeram um jogo estudado com os Estados Unidos, com poucas chances de gol. Os dois times criaram algumas chances, no entanto não conseguiram abrir o placar. Courtois pouco trabalhou, a forte marcação belga impedia que os jogadores americanos chegassem com perigo na área deles. Mais uma vez duas seleções foram com o 0 a 0 para o intervalo. 
Já no segundo tempo o que se viu foi um grande bombardeio belga ao gol norte-americano, e em uma noite inspirada o goleiro Howard pegava de todo jeito as bolas em direção à sua meta. Não importava se a redonda vinha do meio, da direita, da esquerda, da cabeça, dos pés do adversário, a bola era espalmada pelas mãos dele. Se ele não tivesse inspirado, o jogo estaria uns 3 a 0 Bélgica. Eram 30 finalizações dos Diabos Vermelhos, contra apenas 6 dos norte-americanos. Mas a última chance clara antes dos 30 minutos extras, foi dos Estados Unidos, quando o atacante Wondolowski perdeu um tento feito. O treinador Jurgen Klismann ffez cara de perplexo com o lance desperdiçado pelo seu atleta. Como não saiu gol, o jogo foi o quinto a ir para a prorrogação neste Mundial. 
No tempo extra a entrada do atacante Lukaku, que antes da briga com o técnico Marc Wilmots era titular, entrou e em um jogada individual serviu o companheiro De Bruyne para abrir o placar aos 3 minutos. No fim do primeiro tempo da prorrogação, Lukaku chutou forte e fez 2 a 0. Finalmente quebraram o muro do Tio Sam. Quando o jogo parecia decidido os Estados Unidos diminuíram, provando que nenhum jogo acaba antes do juiz apitar seu fim. Nos últimos três minutos eles ainda tentaram chuveirinho na área, mas aí a defesa belga conseguiu salvar e impedir o empate americano. E assim acabou: 2 a 1 para a Bélgica. 
Agora a missão dos Diabos Vermelhos é parar Messi e companhia, em um dos jogos mais esperados da próxima fase, ao lado de França e Alemanha. Já os Estados Unidos resistiram bravamente, e seguraram o 0 a 0 por 93 minutos. E com o aumento do gosto pelo futebol lá na terra do Tio Sam, podemos ter daqui a uns anos um grande time norte-americano que vá disputar um título, mas por ora eles já fizeram um bom papel e podem voltar para casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário